Empresa diz que fim da obra do metrô irá ampliar velocidade em um dos trechos
Faixa reversível de 2,5 km melhorou o desempenho no corredor Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro desde março, diz a SPTrans
DA REPORTAGEM LOCAL
A SPTrans afirma que tem feito melhorias nos corredores de ônibus da cidade.
A empresa cita, por exemplo, a melhoria na pavimentação de sete dos dez corredores e a previsão, ainda para 2010, de início de obras nos corredores Campo Limpo-Rebouças-Centro e Inajar-Rio Branco-Centro.
A empresa atribuiu a queda de velocidade no corredor Itapecerica-João Dias-Santo Amaro às obras na linha 5-lilás do metrô, que passou de 15 km/h para 14 km/h. "Com a conclusão das obras, a velocidade no corredor deve melhorar e chegar a patamar superior ao registrado em 2009."
As obras do metrô devem terminar entre 2011 e 2014, a depender das estações.
Sobre o corredor Santo-Amaro-Nove de Julho-Centro, o problema está em um estrangulamento na região de Santo Amaro, disse a SPTrans. Para sair do corredor e ir para a parada, os ônibus fazem um "x". A empresa disse que programou uma obra para o local, que prevê alargamento de vias e criação de espaço para ultrapassagem nas paradas mais movimentadas, mas não falou em prazos nem custos.
Faixa reversível
Ainda segundo a SPTrans, uma faixa reversível de 2,5 km melhorou o desempenho no corredor Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro desde março. O tempo de viagem, de acordo com a empresa, caiu de uma hora para 30 minutos no trecho entre o terminal Jardim Ângela e o largo do Socorro, na zona sul da cidade.
Outras vias da cidade receberam faixas reversíveis por terem características de corredores, embora não o sejam oficialmente. É o caso da avenida Celso Garcia e da Radial Leste. Em ambos os trechos, houve mais fluidez do trânsito, segundo a SPTrans.