Prefeitura divulga relatório anual do programa de metas


A prefeitura divulgou nesta sexta (21/5) novo balanço do Programa de Metas da Cidade de São Paulo – Agenda 2012 – que completou um ano em 31 de março passado. O relatório de 2009 está no site de acompanhamento do programa.

No balanço divulgado à imprensa, a Secretaria Municipal de Planejamento aponta que, até dezembro de 2009, foram iniciadas 31% das etapas previstas, sete metas foram concluídas e 204 (das 223) estavam em andamento. Veja quadro abaixo.

A secretaria anunciou que vai iniciar a implantação de três novos indicadores no site de acompanhamento da Agenda 2012. O indicador de “eficácia” tem o objetivo de monitorar as ações em andamento e a execução dentro do prazo previsto. O de efetividade foi criado para avaliar o desempenho das metas em relação ao objetivo proposto. Um exemplo é a taxa de evasão de alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Em 2008 – último dado disponível – o índice era de 18,6%. Até 2012 espera-se diminuir a taxa em 14,39%.

E o indicador de resultado/impacto vai refletir a situação atual da cidade e os reflexos do programa na vida das pessoas. A partir de dados oferecidos por fontes, como IBGE e Fundação Seade, pretende-se avaliar o impacto de cada meta em indicadores de mortalidade infantil, meio-ambiente, trânsito, qualidade do ensino, segundo a secretaria.

O índice de eficácia deverá ser atualizado mensalmente; o índice de efetividade ao final de cada ano e o índice de impacto a partir da conclusão das obras e ações previstas na Agenda 2012. Para acompanhar cada um deles basta acessar o site www.prefeitura.sp.gov.br/agenda2012

Por enquanto, os novos indicadores não foram implantados. Atualmente, pelo site é possível acompanhar em que pé está a execução de cada fase da meta.

A Agenda 2012 foi lançada em 31 de março de 2009, atendendo à Emenda 30 da Lei Orgânica do Município, proposta pelo Movimento Nossa São Paulo, que conseguiu a aprovação dos vereadores após intensa mobilização. As 223 metas traduzem as principais propostas do governo até o final da gestão e estão divididas em grupos: Cidade de Direitos, Cidade Sustentável, Cidade Criativa, Cidade de Oportunidades, Cidade Eficiente e um sexto eixo, transversal, chamado de Cidade Inclusiva.

Balanço de Metas da Agenda 2012

 

Compartilhe este artigo