Alexandre de Moraes (Transportes), porém, anuncia restrições a motos
Ele confirma mais quatro motofaixas; "numa cidade gigante, ou regulamenta ou não vai para a frente", diz
DE SÃO PAULO
Advogado, ex-promotor, Alexandre de Moraes nega que, como secretário dos Transportes de SP, esteja aumentando as restrições aos veículos na cidade. Para ele, o que está sendo feito é uma reorganização. Mas confirma a proibição de motos na 23 de Maio, Radial Leste e marginais Pinheiros e Tietê. Para isso, vai construir quatro motofaixas, menos que o prometido.
Folha – Desde 2008, a prefeitura implanta alguma restrição ao trânsito em julho. Qual vai ser a deste ano?
Alexandre de Moraes – A cidade tinha, e ainda tem, uma série de desorganizações que acabam afetando o trânsito. Caminhões fora de rodízio, que podiam entregar a qualquer hora, fretado que podia fazer o pinga-pinga [paradas sem ponto definido], motoboys, carga perigosa. Qual foi a nossa meta? Esses obstáculos tinham de ser regulamentados. Numa cidade gigante, ou regulamenta ou não vai para a frente. Estamos finalizando os estudos para entrar com a regulamentação de cargas perigosas e a finalização da regulamentação dos caminhões já levando em conta o reflexo do Rodoanel e das marginais.
A regra nova para o meio deste ano vai atingir caminhões? É caminhão e vamos continuar na política de estacionamentos. Fizemos agora em Moema. Como tudo, sempre precisa de alguns aperfeiçoamentos, alguns pontos de táxi que vamos acertar, mas é nítida a diferença de fluidez.
Alguns especialistas chamam isso de restrição indireta, por dificultar a locomoção.
Eu enxergo como o inverso. Carro é para parar na rua? Não. Se você tira tudo, proíbe de estacionar, aí seria uma restrição indireta ao tráfego de veículos. O que está sendo feito não é isso. A gente analisa e fala: nessa via, de um lado pode sair, do outro é possível manter com Zona Azul por causa da rotatividade.
Vocês prometeram oito motofaixas.
A meta da Agenda 2012 eram oito. Já mandamos a correção para quatro. Por quê? Motofaixa tem de ser feita com cuidado. Não é só pintar. Queremos instalar essa [da Vergueiro] e mais três boas motofaixas, para criar o hábito na cidade.
Tem alguns pontos críticos, como a av. 23 de Maio, Radial Leste e marginais.
É, são os grandes pontos que estamos analisando. A 23 esperamos agora resolver com a motofaixa. Assim que acabar a sinalização na via expressa da marginal Tietê, não vai ser mais possível motociclista lá. Por ora, é o possível. Eles [os motoqueiros] tinham, antes da reforma, sete faixas, vão continuar com sete, só que local e central.
A marginal Pinheiros é a que apresenta mais dificuldade, porque não tem via paralela. Tem dificuldade de projeto. E na Radial analisamos se faremos na própria Radial ou em uma via paralela. Talvez a Celso Garcia.