Projetos apresentados em maio ainda não estão disponíveis no site da Câmara

 

Entre as 90 propostas que ingressaram na Casa no período está a que prevê maior transparência no gasto público com publicidade

No levantamento mensal que o Movimento Nossa São Paulo faz sobre os projetos apresentados na Câmara de Vereadores da capital paulista, um fato chamou a atenção na análise de maio: nenhuma das 90 propostas que foram protocoladas no período estava disponível, na íntegra, no site da Casa. Nesta quarta-feira (2/6), data de fechamento dos dados, havia na página da Câmara apenas o enunciado das matérias. Ou seja, um parágrafo que muitas vezes não esclarece o suficiente para o cidadão do que se trata a proposta.

Os enunciados de dois projetos de lei de autoria do vereador Donato (PT) exemplificam bem a dificuldade para quem entra no site da Câmara entender o que está sendo divulgado. O texto disponível sobre o PL 169/10 informava: “Acrescenta parágrafos ao art. 1º da Lei Municipal nº. 11.501 de 11 de abril de 1994, alterada pela Lei Municipal nº 11.986 de 16 de janeiro de 1996”. O do PL 170/10 dizia: “Altera a lei nº 13.226, de 13 de fevereiro de 2002 e dá outras providências”.

Todos os projetos apresentados no Legislativo paulistano são publicados, na íntegra, no Diário Oficial do Município, mas poucas pessoas têm acesso e lêem o jornal.

Quanto ao tempo de demora para disponibilizar os textos completos dos PLs que ingressam na Casa – um mês, no caso dos projetos apresentados no início de maio –, o Nossa São Paulo na Câmara já fez uma reportagem sobre o assunto em outubro do ano passado.

Na ocasião, a assessoria de imprensa da presidência e a assessoria técnica-parlamentar da Casa informaram que o trabalho de digitação é realizado por uma empresa terceirizada e que o prazo de até 15 dias, entre a apresentação do projeto e sua divulgação no site, está dentro da normalidade. Se o atraso for maior, pediram que a Câmara fosse informada para que tome as providências. 

Leia também Site da Câmara Municipal de São Paulo dificulta participação do cidadão

Proposta da sociedade de maior transparência no gasto público com publicidade virou o PL 215/10

Entre os projetos apresentados em maio está o que obriga a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e todos os demais órgãos do poder público municipal, incluindo o Tribunal de Contas e as autarquias, a informarem o valor de cada peça publicitária que divulgarem na mídia.

Inicialmente, a proposta foi levada ao Legislativo paulistano pelo Movimento Voto Consciente, com o apoio do Nossa São Paulo e de outras organizações da sociedade civil, e, após ser aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ), transformou-se no PL 215/10.

O projeto, que prevê a divulgação dos valores gastos pelo poder público na própria peça publicitária, a partir de agora tramitará na Casa como sendo de autoria da CCJ.

Para saber mais sobre o assunto leia Proposta de transparência em publicidade pública é considerada legal e constitucional 

Do total de 90 propostas protocoladas durante o período, 36 estão relacionadas à denominação de vias e equipamentos públicos, inclusão de datas comemorativas no calendário da cidade ou concessão de títulos e homenagens.

Os vereadores que mais apresentaram projetos em maio foram Donato (PT), com nove, e Toninho Paiva, que assina seis.

Número de projetos apresentados em maio por autor (em ordem alfabética):

Abou Anni (PV) – 1
Adolfo Quintas (PSDB) – 5
Antonio Carlos Rodrigues (PR) – 3
Arselino Tatto (PT) – 2
Atílio Francisco (PRB) – 1
Aurélio Miguel (PR) – 4
Carlos Apolinário (DEM) – 1
Claudio Fonseca (PPS) – 4
Claudio Prado (PDT) – 1
Claudinho de Souza (PSDB) – 2
Domingos Dissei (DEM) – 1
Donato (PT) – 9  
Eliseu Gabriel (PSB) – 2
Floriano Pesaro (PSDB) – 1
Francisco Chagas (PT) – 1
Gilson Barreto (PSDB) – 5
Goulart (PMDB) – 3
Ítalo Cardoso (PT) – 1
Jamil Murad (PCdoB) – 1 
Jooji Hato (PMDB) – 2
Juliana Cardoso (PT) – 2
Marcelo Aguiar (PSC) – 4
Marco Aurélio Cunha (DEM) – 1
Natalini (PSDB) – 1 
Netinho de Paula (PCdoB) – 1
Noemi Nonato (PSB) – 3
Paulo Frange (PTB) – 1
Penna (PV) – 1 
Quito Formiga (PR) – 2
Ricardo Teixeira (PSDB) – 3
Roberto Trípoli (PV) – 1
Russomanno (PP) – 1
Souza Santos (PSDB) – 1
Toninho Paiva (PR) – 6 
Ushitaro Kamia (DEM) – 5
Wadih Mutran (PP) – 1

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa – 1

Diversos autores – 2

Executivo – 3

Veja os 90 projetos apresentados em maio, por ordem numérica

Relação dos 90 projetos apresentados em maio, organizados por autor

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Colaboração: Aline Redorat

Outras Notícias da Câmara


Compartilhe este artigo