Publicação traz exemplos de práticas sustentáveis em diversas cidades do mundo

A iniciativa do Nossa São Paulo e da Rede de Cidades terá lançamento no dia 21 de julho.

Gestores públicos e candidatos às próximas eleições vão contar a partir de 21 de julho com uma publicação que vai reunir experiências de sustentabilidade já desenvolvidas em cidades do mundo inteiro. A “Plataforma Cidades Sustentáveis” é uma iniciativa do Movimento Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis com a proposta de oferecer um cardápio de práticas bem sucedidas que podem ser replicadas e adotadas como políticas públicas. O objetivo é também contribuir com o debate eleitoral e com os programas dos candidatos para as eleições deste ano, a fim de promover maior qualidade de vida nas regiões urbanas, onde vivem 85% dos brasileiros.

Para lançar a publicação nas versões impressa e eletrônica será realizado um evento no dia 21 de julho, das 10h30 às 12h30, no Sesc Consolação, rua Dr. Vila Nova, 245, em São Paulo. No lançamento, os candidatos ao governo do Estado serão convidados a assinar uma carta-compromisso para uma gestão pública voltada para o desenvolvimento justo e sustentável nas cidades, a partir dos exemplos já implantados em vários centros urbanos do planeta.

As experiências abordadas na publicação vão se dividir por diversos temas, como energia, mobilidade e alimentação, por exemplo. Entre as práticas há uma que vem sendo realizada desde 1996 em uma pequena cidade na Suécia – Växjö – com o  objetivo de eliminar o uso de combustíveis fosseis e reduzir as emissões de CO2 no aquecimento, energia, transportes, empresas e residências. Foi realizado um rigoroso planejamento e acompanhamento de todas as emissões, que continuam sendo monitoradas para adaptar as políticas de acordo com as áreas onde é preciso haver melhorias.

No tema mobilidade, vão estar na publicação os planos de transporte sustentável aplicados nas cidades das regiões de Lion (na França) e de Barcelona (na Espanha). As medidas implantadas nestas práticas se basearam na participação de diversos segmentos sociais, além dos governos locais, e  trouxeram expressiva melhora na eficiência e cobertura do transporte público, assim como a  ampliação do uso de veículos com energia limpa (bicicletas e bondes, entre outros).

Serviço: Lançamento da “Plataforma Cidades Sustentáveis”
Data:  21 de julho, das 10h30 às 12h30
Local:  Sesc Consolação, rua Dr. Vila Nova, 245, em São Paulo
Interessados devem confirmar presença por e-mail: zuleica@isps.org.br

Compartilhe este artigo