Vereadores aprovam realização de audiência pública sobre monotrilho

 

Câmara concordou com a necessidade do debate, que visa obter explicações sobre os projetos previstos para São Paulo. Data do evento ainda será definida

A Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (9/6), a realização de uma audiência pública sobre os projetos de monotrilho previstos para a cidade. O requerimento, solicitando o debate com a participação da sociedade civil, foi apresentado pelo vereador Chico Macena (PT).

De acordo com o texto aprovado, serão convidados para a audiência os secretários municipal e estadual de Transportes, o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e o secretário municipal do Meio Ambiente. A data do evento só será definida após os representantes das duas administrações responderem ao convite da Comissão. Em virtude do prazo para a resposta (até 30 dias) e do recesso da Câmara (em julho), o debate sobre o monotrilho deverá ficar para agosto.

Ao final da reunião, em que o requerimento foi aceito, Chico Macena explicou as razões da solicitação. “Constantemente, a gente vê a Prefeitura anunciando propostas de monotrilho na Zona Leste, no M´Boi Mirim, no Aeroporto e em outros lugares. Queremos saber quais os projetos reais que se pretende implementar em São Paulo.”

Segundo o parlamentar, o Executivo precisa esclarecer também qual a tecnologia que será utilizada para a construção do monotrilho. “Já ouvimos dizer que virá dos Estados Unidos um trem usado”, argumentou. Macena questiona ainda se existem licenças ambientais para os projetos e se o novo sistema de transporte público terá condições de atender a demanda das regiões onde será implantado. “Só na Zona Leste, serão 23 quilômetros de elevado. Qual será o impacto que isto terá na região?”, exemplificou.

A proposta já divulgada pela Prefeitura é construir uma linha de monotrilho ligando a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na Zona Leste, e outra do Jardim Ângela a Santo Amaro, na Zona Sul. Entidades da sociedade civil e moradores destas duas regiões reivindicam a instalação do metrô.

Leia também Lideranças comunitárias do M’Boi Mirim rejeitam projeto de monotrilho

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo