São Paulo está em 12º lugar entre as capitais nos anos iniciais do ensino fundamental


A cidade de São Paulo ficou em 12º lugar entre as capitais brasileiras na qualidade de ensino oferecido nos anos iniciais da rede pública (1º ao 5º), de acordo com a nota do Ideb (índice de Desenvolvimento de Educação Básica). 

Na avaliação geral para as séries iniciais, a capital paulista ficou em 1.962º lugar, e a capital mais bem colocada foi Curitiba (PR), em 492ª posição.  Apesar disso, São Paulo registrou melhora no ideb – subiu de 4,1, em 2005, para 4,7, em 2009. Apenas Manaus registrou queda no índice entre as capitais.

Já para as séries finais do ensino fundamental  (6º ao 9º ano), São Paulo ficou em quinto lugar entre as capitais do país, subindo de 4,1, em 2005 para 4,2, em 2009. Somente a cidade do Rio de Janeiro obteve nota pior do que em 2005, considerando as capitais. 

A média de 6,0 foi adotada pelo MEC como objetivo para ser alcançado no País até 2021 – e é a registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  No Brasil, apenas  5,7% das escolas públicas do ensino fundamental alcançaram essa média.

A formulação do Ideb levou em conta dados de 5.404 municípios da 4ª série. Nos anos finais, foram computadas 5.450 cidades, segundos informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O levantamento considerou apenas as redes municipais de educação, porque são as responsáveis pelo ensino fundamental, de acordo com a Constituição.

Das cem cidades mais bem colocadas no Ideb do ensino fundamental, 99 têm menos de 100 mil habitantes, portanto as melhores notas se concentram nas cidades menores.  Apesar da melhora geral do país nos resultados, 24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para o ensino fundamental para 2009.

No caso Ensino Médio, a rede estadual é a principal encarregada de oferecer esse nível de educação para os jovens. No Ideb do ensino médio, o Estado de São Paulo ficou em quinto colocado, subindo de 3,3, em 2005, para 3,6, em 2009. Apena os estados de Alagoas e Rio de Janeiro tiveram piora nos índices.

Leia também:

"Melhor da cidade de SP investe nos país" – Folha de S.Paulo

"Em bairro pobre, colégio tem sucesso ao envolver alunos e pais" – Estado de S.Paulo   

"Escola da USP aposta em mestres e doutores" – Estado de S.Paulo

"Cajuru, no interior, é a número 1 do País" – O Estado de S. Paulo   

"Rede pública está 3 anos atrás da particular" – Folha de S.Paulo

"Resultado do ensino médio no Ideb é preocupante, diz especialista" – G1

Compartilhe este artigo