Prefeitura dá primeiro passo para desapropriar terreno para universidade na Zona Leste

 

Francisco de Souza

Em reunião no salão paroquial da Igreja São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, no último dia 24, o prefeito Gilberto Kassab assinou um decreto declarando área de utilidade pública o terreno da antiga fábrica Gazarra, em Itaquera. Na prática, a medida inicia um processo de desapropriação da área de 175 mil metros quadrados localizada na Avenida Jacu-Pêssego, que será doada ao MEC – Ministério da Educação para construção de um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A reivindicação encabeçada pelo Movimento Nossa Zona Leste, envolveu inúmeras outras entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias da região. Ao todo, foram 11 reuniões abertas ao público, que contou com grande participação popular e um abaixo-assinado que colheu aproximadamente 100 mil assinaturas. A próxima reunião acontecerá no dia 21 de agosto no local indicado pela comunidade, onde haverá um abraço simbólico no terreno.  

Durante sua fala, o coordenador do Movimento pela Implantação da Unifesp na Zona Leste, braço do Movimento Nossa Zona Leste, padre Antonio Marchione, o padre Ticão, lembrou o caráter suprapartidário dos dois movimentos, que uniu diferentes lideranças políticas e comunitárias na luta pela universidade pública, que chegará a região mais populosa da cidade, com cerca de quatro milhões de habitantes.

“Hoje é um dia histórico para a Zona Leste. Uma universidade pública é importante por muitos motivos, mas o principal é criar um espaço para pesquisa científica, e esperamos que as pesquisas da Unifesp da Zona Leste venham beneficiar nossa população, que, pela sua carência, é a que mais precisa”, disse Ticão.

Agora, o padre espera que o governo federal também faça a sua parte para concretizar a reivindicação da comunidade. “É como um jogo de futebol, o prefeito passou a bola, cabe agora ao presidente Lula marcar o gol, iniciando a obra, que estaremos acompanhando”, concluiu. 

Já, o prefeito Kassab, parabenizou a luta da população organizada e o ministro da Educação, Fernando Haddad, que “desde o primeiro momento se mostrou um entusiasta pelo projeto”. O prefeito também elogiou o trabalho de seu secretário Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano), responsável pela articulação com o Governo Federal para viabilização técnica da parceria pela criação do novo campus da Unifesp.

“É muito gratificante estar aqui na Zona Leste assinando o decreto que é o primeiro passo para construção do campus da Unifesp, que pela sua qualidade nos enche de orgulho de termos como parceira. Numa cidade como São Paulo é fundamental um trabalho em conjunto com os diferentes governos e nestes quase seis anos na Prefeitura aprendi que quando a sociedade civil caminha junto, as coisas andam mais rápido”, disse Kassab.

Compartilhe este artigo