Iniciativas da sociedade civil ajudam a dar transparência para as eleições

Neste ano eleitoral, algumas iniciativas de entidades da sociedade civil contribuem para aumentar a transparência do processo eleitoral e para ajudar o eleitor a conhecer mais os candidatos.  Nesta quarta (28/7), o Instituto Ethos e a Articulação Brasileira de Combate a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), lançam o site da Ficha Limpa.

O objetivo é tornar o processo eleitoral mais ético e transparente, bem como para ampliar o controle social das eleições. O site vai permitir ao eleitor acessar as informações cadastrais e financeiras dos candidatos que voluntariamente se cadastrarem na página. No dia 29, haverá o lançamento em Brasília.

O eleitor também pode conhecer as doações aos candidatos feitas nas eleições anteriores em outros dois sites mantidos por organizações da sociedade civil.

A Transparência Brasil é responsável pelas informações do site Às Claras, onde é possível consultar doações por partido, candidato, tipo de cargo ou mandato e estados. No site da Ong Contas Abertas também há informações sobre as doações de campanha.

Os dois sites sistematizaram dados do Tribunal Superior Eleitoral, que recebe as informações registradas pelos candidatos, como determina a lei. No entanto, os dados não são referentes a 2010, pois a Justiça Eleitoral vai receber informações parciais de prestação de contas dos candidatos e divulgar nos dias 6 de agosto e 6 de setembro, conforme as regras definidas para esta eleição. A indicação dos nomes dos doadores e dos valores doados serão exigidos na prestação de contas final, que deve ser entregue em 2 de novembro.

Aos candidatos que disputarem o segundo turno devem apresentar as contas sobre os dois turnos no dia 30 do mesmo mês. A publicação do julgamento das contas dos candidatos eleitos está prevista para 9 de dezembro pela Justiça Eleitoral.

Informações do TSE sobre eleições 2010, clique aqui.

Compartilhe este artigo