“Prefeitura realizará blitze contra entulho” – Jornal da Tarde

 

Luiz Guilherme Gerbelli

A Prefeitura inicia nesta quarta-feira (28) uma megaoperação para combater o descarte ilegal de entulho em pontos viciados da cidade. Em parceria com as polícias Militar e Civil, as blitze envolvem as 31 subprefeituras e deverão durar 24 horas.

A intenção é que esse tipo de operação se torne comum, sendo realizada bimestralmente. Hoje, cada subprefeitura indicou o melhor horário para a iniciar a operação. O principal objetivo é realizar uma ação antecipada de combate às enchentes.

A mesma prática foi adotada pela Prefeitura em fevereiro, quando a cidade enfrentava o auge dos alagamentos. Na ocasião, foram flagrados descartes irregulares em dez subprefeituras. Ao todo, foram detidas 31 pessoas e apreendidos 22 veículos, sendo 14 caminhões e oito carros.

Para a Prefeitura, esse tipo de blitz é eficaz e ajudou a reprimir a ação nos dias seguintes à primeira megaoperação. Até junho, já foram emitidas 500 multas pelo descarte irregular, 10% a mais do que o mesmo período de 2009.

Hoje, começou a vigorar o decreto que aumentou de R$ 500 para R$ 12 mil o valor da multa para quem for flagrado realizando o despejo de entulho. “O objetivo não é penalizar ninguém, mas mostrar para a cidade que a legislação precisa ser cumprida”, disse o prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Mais do que multar, o professor de engenharia ambiental da Unesp Roberto Wagner Lourenço acredita que a Prefeitura precisa conscientizar o cidadão. “O despejo em locais inapropriados favorece a proliferação de animais peçonhentos, como ratos e baratas.”

Pelo levantamento da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, existem 1,6 mil pontos de descarte irregular. Mas há 36 ecopontos. Os endereços estão no site www.prefeitura.sp.gov.br.

Compartilhe este artigo