“Até rato anda de ônibus em SP” – MTV na Rua

 

Em pouco mais de um ano, Promotoria já recebeu 2.000 queixas sobre ônibus que andam atrasados, lotados e com roedores

A qualidade dos ônibus da cidade de São Paulo, que tem 1.336 linhas, gerou mais de 2.000 reclamações ao Ministério Público desde que a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público lançou, em maio de 2009, um blog para colher queixas sobre os coletivos.

Itinerários mantidos pelo Consórcio Leste 4, formado pelas empresas Himalaia e Novo Horizonte, são os que mais têm estimulado denúncias. No caso da linha 309T-10, que liga o Terminal Princesa Isabel, na área central, à Cidade Tiradentes, passageiros relataram até a presença de ratos e baratas nos ônibus, além de superlotação constante. Um depoimento anexado ao inquérito para apurar a situação dos ônibus na capital revela ainda que os motoristas da linha “não respeitam as leis de trânsito, falam ao celular enquanto dirigem e tratam mal os usuários e idosos”. Procurado ontem, o Consórcio Leste 4, que entre janeiro e julho levou 3.516 multas da Prefeitura (leia mais aqui), informou que não iria se manifestar. Segundo o promotor Saad Mazloum, responsável pelo “Blog do Ônibus” (www.onibus.blog.br), atrasos e partidas não realizadas são comuns em diversas linhas operadas pelo consórcio. Quatro delas estão entre as que mais induzem a queixas no site (veja quadro abaixo). “Como temos recebido e relatado essas denúncias às empresas já há alguns meses, a impressão é que elas estão largadas, que não se esforçam para resolver os problemas”, diz. Ele avalia a possibilidade de entrar com uma ação civil pública por danos morais coletivos contra o consórcio. A decisão deve ser tomada em setembro.

Sobre o problema com ratos e baratas dentro dos ônibus da linha 309T-10, a SPTrans (São Paulo Transportes), empresa da Prefeitura responsável por administrar os coletivos, informou ontem em nota que
o problema foi solucionado nesta semana, após dedetização em todos os veículos do itinerário.

Outro consórcio que é alvo frequente de críticas no blog é o Sudoeste, das zonas oeste e sul, composto pelas empresas Transppass, Gato Preto e Oak Tree. Ônibus de linhas como 877T-10 e 775P-10 costumam atrasar com frequência. Sobre a última, o promotor Mazloum afirma ter recebido denúncias de passageiros que esperaram no ponto 1h20min até que o ônibus passe. O consórcio alegou que só a SPTrans poderia se manifestar. Caio do Valle

‘Blog do Lixo’

O sucesso do “Blog do Ônibus”, que recebe mil visitas diárias, já leva o promotor Saad Mazloum a cogitar a criação de um site para captar denúncias sobre outro problema de São Paulo: a coleta de lixo. “É uma ideia que vou formatar nos próximos meses.”

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