Debates são realizados a partir das 18 horas desta terça, nas 31 subprefeituras de São Paulo. Para lideranças, indefinição prejudica participação popular.
Airton Goes airton@isps.org.br
A Prefeitura de São Paulo informou por volta das 17h30 desta terça (31/8) que conseguiu derrubar, por meio de uma liminar, a decisão da juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, que impedia a realização das audiências públicas sobre o orçamento da cidade marcadas para esta terça-feira (31/8) em todas as 31 subprefeituras. O início dos debates estava previsto para as 18 horas.
Divulgada na noite de ontem, a decisão da juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, de suspender as audiências públicas do orçamento, atendeu a um mandado de segurança solicitado pela liderança da bancada do PT na Câmara Municipal.
Leia também Justiça suspende audiências públicas que iriam debater orçamento da cidade
Indefinição sobre audiências já prejudicou participação da sociedade civil, dizem lideranças
Representantes de entidades da sociedade civil avaliam que, independentemente da manutenção das audiências, a indefinição ocorrida durante todo o dia de hoje já trouxe prejuízo à participação popular.
“A gente sabe que a participação da sociedade neste tipo de debate já não é muito grande e a indefinição [sobre a realização ou não da audiência] deve ter desmobilizado ainda mais as lideranças”, entende Luís França, do Movimento Nossa Zona Leste.
Para o militante social, a Prefeitura deveria ter divulgado melhor as audiências, inclusive com cartazes. “Aqui, na região, nós só ficamos sabendo [dos debates] graças às redes sociais que participamos.” Ele, entretanto, considera que a decisão judicial de suspender os debater um dia antes da data marcada não ajudou em nada a discussão do orçamento.
Sérgio Bosco, que integra a Sociedade Santos Mártires, no Jardim Ângela, tem opinião parecida. “Já existe uma dificuldade para articular a participação das pessoas neste tipo de audiência pública e isso [a indefinição sobre os debates] complica e enfraquece a participação popular.”
Outras reportagens relacionadas ao tema:
Oposição entra na Justiça para suspender audiências públicas do orçamento
Subprefeituras realizam audiências sobre orçamento da cidade no dia 31