Audiência pública debate projetos de monotrilho na cidade nesta quinta

 

No evento, marcado para as 13 horas na Câmara Municipal, entidades da sociedade civil e cidadãos poderão questionar as linhas planejadas para a capital paulista

Airton Goes airton@isps.org.br 

As comissões de Política Urbana e de Transporte da Câmara Municipal de São Paulo realizam audiência pública, nesta quinta-feira (2/8), para debater os projetos de monotrilho (sistema de transporte elevado e sobre trilhos) que a Prefeitura e o Estado têm para a cidade. No evento, agendado para as 13 horas, no Auditório Prestes Maia (1º andar da Câmara), representantes da sociedade civil e cidadãos poderão questionar as linhas planejadas pelo poder público e ouvir explicações, inclusive sobre o andamento das licenças ambientais necessárias para as obras.

Para esclarecer a população foram convidadas a Secretaria Municipal de Transporte, a Secretaria Estadual de Transporte, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A ideia dos organizadores do debate é que os representantes dos governos municipal e estadual possam dar informações mais precisas sobre os diversos projetos e planos para instalação de monotrilho que têm sido divulgados pela imprensa.

As propostas envolveriam as regiões do M´Boi Mirim, Aeroporto de Congonhas, Cachoeirinha, Lapa, Vila Sonia e Celso Garcia. A ultima destas notícias, publicada ontem, informa que quatro consórcios apresentaram proposta para construir a Linha 2 Verde, da Vila Prudente até Cidade Tiradentes. Entretanto, grande parte da população de São Paulo não tem clareza sobre o plano do poder público para este sistema de transporte nos próximos anos. Além dos projetos de monotrilho para a cidade, o debate também abordara os respectivos estudos de impactos ambientais, urbanísticos e de vizinhança.

A realização da audiência foi solicitada pelo vereador Chico Macena (PT) e aprovada nas duas comissões da Casa. “A discussão sobre a aplicação do monotrilho para a nossa cidade é recheada de dúvidas, ninguém sabe ao certo como vão ser as estações, não tem projeto, as licitações são questionadas na Justiça, a população não é ouvida e muitas perguntas feitas pela sociedade não são respondidas” argumenta o autor do requerimento que viabilizou o debate.

Leia também: Monotrilho tem mesma capacidade e é mais caro que corredor de ônibus, diz especialista

Serviço:
Audiência pública sobre os projetos de monotrilho para a cidade de São Paulo, envolvendo as regiões de Vila Prudente, Cidade Tiradentes, M’Boi Mirim, Congonhas, Cachoeirinha-Lapa, Vila Sônia e Celso Garcia e seus respectivos estudos de impactos ambientais, urbanísticos e de vizinhança.
Data: 2 de setembro de 2010
Horário: 13 horas
Local: Auditório Prestes Maia – 1º andar da Câmara Municipal
Comissão de Política Urbana e Comissão de Transporte

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo