Monotrilho tem mesma capacidade e é mais caro que corredor de ônibus, diz especialista

 

A implantação do monotrilho na cidade – prevista em projetos que abrangeriam as regiões do M´Boi Mirim, Aeroporto de Congonhas, Cachoeirinha, Lapa, Vila Sonia e Celso Garcia  – é criticada por profissionais que atuam no ramo de transportes.

O monotrilho tem a mesma capacidade de transporte que os corredores de ônibus biarticulados, mas custa três vezes mais, segundo o consultor Sergio Ejzenberg. A capacidade do monotrilho fica em torno de 30 mil passageiros por hora por sentido, enquanto os biarticulados chegam a transportar até 40 mil por hora/sentido.

O mestre em engenharia de transportes defende a adoção de mais corredores de ônibus na cidade como medida paliativa e provisória para melhorar a mobilidade, enquanto ocorre a ampliação da malha de metrô.

Para ele, a cidade está 35 anos atrasada em relação à ampliação do metrô porque tem privilegiado as obras para carros. “Deixamos de construir mais ou menos 200 quilômetros de metrô [com o orçamento gasto em vias para automóveis]. Se for juntar o trem-bala e o que falta construir do rodoanel, chegaríamos a 430 quilômetros.”

O consultor cita Barcelona, na Espanha, como exemplo de que é possível avançar na ampliação deste meio de transporte: “Barcelona fez de 17 a 18 quilômetros de metrô por ano na ocasião das olimpíadas (realizada em1992). Aqui, estamos fazendo 6 quilômetros ao ano."

O técnico e diretor da Federação Nacional dos Metroviários e do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Manuel Xavier Lemos Filho, também considera um equívoco a opção pelo monotrilho como transporte de massa.  De acordo com ele, a demanda da linha Vila Prudente/Cidade Tiradentes é de mais de 600 mil passageiros por dia, com uma capacidade de 48 mil passageiros/hora/sentido (p/h/s) no horário de pico. “No mundo, não existe nenhum monotrilho com este carregamento. O sistema mais carregado em funcionamento fica na China, operando no limite de 30 mil p/h/s”, destaca.

Assim como Ejzenberg, o técnico defende a implantação do metrô na Zona Leste, pois “atenderia com segurança, conforto e rapidez toda a população daquela região, e os recursos seriam mais bem aplicados, inclusive na melhoria dos sistemas da CPTM (Linhas 12 – Safira e 11 – Coral) e na Linha 3 Vermelha do Metrô”.

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