Os números de mobilidade em São Paulo refletem o que o paulistano sente todos os dias: os moradores demoram em média 2 horas e 43 minutos para se deslocar na cidade (pesquisa Ibope 2009), as médias mensais dos picos de congestionamento chegam a 129 quilômetros, e para cada grupo de 20 habitantes há 9 carros na cidade (frota de mais de 5 milhões). Neste cenário, melhorar a mobilidade se torna uma questão cada vez mais urgente, com o desafio de ser sustentável, levando em conta a qualidade do ar, a saúde da população e o uso eficiente dos recursos naturais.
Em 2010, pelo quarto ano consecutivo, o Movimento Nossa São Paulo e diversas outras organizações da capital paulista se envolvem na campanha por uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Desta vez, o Dia Mundial Sem Carro, celebrado mundialmente em 22 de setembro, vai encerrar uma semana de atividades dedicadas ao tema – de 16 a 22 de setembro. A Semana da Mobilidade em São Paulo vai coincidir com as comemorações na Europa. A proposta é levar a população e os gestores públicos a refletir sobre a necessidade de usar menos o transporte individual e privilegiar o transporte coletivo, os meios menos poluentes, como a bicicleta, a acessibilidade e o respeito aos pedestres.
As ações são planejadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo, formado por diversas organizações e cidadãos que se engajaram na campanha. Integrantes do coletivo criaram um site que será espaço permanente de informação e discussão sobre mobilidade urbana e as consequências geradas pela falta dela. O site vai concentrar todas as informações da semana da mobilidade. Boa parte da programação deste ano já está definida. Os interessados em participar das atividades devem entrar em contato pelo e-mail andrea@isps.org.br. Confira a agenda abaixo:
Semana da Mobilidade – de 16 a 22 de setembro
– 16 de setembro, quinta-feira, das 10h às 12h: abertura da Semana da Mobilidade com o lançamento da Pesquisa Movimento Nossa São Paulo/IBOPE – Dia Mundial Sem Carro 2010, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, fará a apresentação da pesquisa.
– 20 de setembro, segunda-feira, das 10h às 13h e das 18h30 às 21h30: Seminário “Apresentação das diretrizes para um Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis”. Realizado em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100).
Composição da mesa da manhã (10h às 13h):
1)Propostas da sociedade civil (Movimento Nossa São Paulo). – Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva do MNSP (confirmado).
2) Propostas do Executivo (Secretaria Municipal de Transportes)
3) Propostas do Executivo (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) – Prof. VOLF STEINBAUM (confirmado)
4) Proposta do Ministério das Cidades
Composição da mesa da tarde (18h30 às 21h30):
Propostas das áreas de transportes:
1) SPTrans – Pedro Luis (diretor de Planejamento)
2)Metrô – José Jorge Fagali (presidente)
3)Wagner Palma Moreira, economista do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (confirmado)
4) Permissionárias (Levy de Araújo – confirmado).
5) Secretaria de Transportes Metropolitanos
– 21 de setembro, terça-feira, das 18h30 às 21h30 – Seminário: “A experiência de mobilidade na cidade de Bogotá”, com o coordenador do Movimento Bogotá Como Vamos?, Carlos Córdoba (confirmado), no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100).
– 22 de setembro, quarta-feira, das 7h às 19h – Vaga-Viva – na rua Pe. João Manoel.