Sociedade civil apresenta propostas para plano de transportes na semana da mobilidade


Seminário que também conta com representantes de governo, no dia 20 de setembro, será um dos destaques da programação realizada entre 16 e 22 de setembro (Dia Mundial Sem Carro)

O Movimento Nossa São Paulo, em conjunto com diversas organizações, prepara um Plano Municipal de Transporte e Mobilidade Sustentável para a cidade que será apresentado para a sociedade e órgãos públicos no dia 20 de setembro, em seminário na Câmara Municipal. O seminário faz parte da programação da Semana da Mobilidade, que vai de 16 a 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro (veja programação abaixo).

Diversas entidades da sociedade civil, cidadãos e até empresas vão participar das atividades, que vêm sendo organizadas por um coletivo de organizações. Entre as participantes do coletivo estão: Ecologia Urbana, Green Mobility, Instituto Akatu, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto Ciclocidade, Instituto Parada Vital, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Passe Livre, Oan Inovação, Organização Cultural de Defesa da Cidadania (OCDC) Hora H, Matilha Cultural, Rede contra aumento da Tarifa, Tasciclede, TC URBES, Teatro Silva, Transporte Ativo, Vitae Civilis ,Watts e Volts e ZN na Linha.

Das atividades programadas, destacam-se:

16 de setembro, quinta-feira, das 10h às 12h: abertura da Semana da Mobilidade com o lançamento da Pesquisa  Movimento Nossa São Paulo/IBOPE – Dia Mundial Sem Carro 2010, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, fará a apresentação da pesquisa. A pesquisa aborda diversos aspectos relativos à locomoção na cidade, como o tempo de descolamento gasto para realizar atividades do dia-a-dia, os tipos de meio de transporte mais usados, a disposição dos entrevistados em deixar o carro em casa para usar o transporte público, entre outros.

20 de setembro, segunda-feira, das 10h às 13h e das 18h30 às 21h30:
Seminário “Apresentação das diretrizes para um Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis”.  Realizado em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100).
Composição da mesa da manhã (10h às 13h):
1)Propostas da sociedade civil (Movimento Nossa São Paulo). –  Maurício
Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva do MNSP
(confirmado).
2) Propostas do Executivo (Secretaria Municipal de Transportes)     
3) Propostas do Executivo (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)  – Prof. VOLF STEINBAUM  (confirmado)
4) Proposta do Ministério das Cidades

Composição da mesa da tarde (18h30 às 21h30):
Propostas das áreas de transportes:
1) SPTrans – Pedro Luis (diretor de Planejamento)
2)Metrô – José Jorge Fagali (presidente)
3)Wagner Palma Moreira, economista do Sindicato das Empresas de
Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (confirmado)
4) Permissionárias (Levy de Araújo – confirmado). 
5) Secretaria de Transportes Metropolitanos

– 21 de setembro, terça-feira, das 18h30 às 21h30 –  Seminário:  “A experiência de mobilidade na cidade de Bogotá”, com o coordenador do Movimento Bogotá Como Vamos?, Carlos Córdoba (confirmado), no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100).

22 de setembro, quarta-feira, das 7h às 19h – Vaga-Viva, na rua Pe. João Manoel (esquina com Avenida Paulista).

Compartilhe este artigo