“Monotrilho complica trânsito na zona leste” – Jornal da Tarde

 

Diego Zanchetta

O trânsito na Avenida Luís Ignácio de Anhaia Mello, na zona leste da capital, parou nesta segunda-feira, 13,  primeiro dia útil de interdições para as obras do monotrilho da futura Linha 2 do Metrô (antigo Fura-Fila). A construção dos pilares de 12 a 15 metros de altura deve durar sete meses. Nesse período, moradores da Vila Prudente temem uma invasão de caminhões em ruas residenciais da região.

Motoristas que utilizam a alça de retorno da Anhaia Mello sob o Complexo Viário Senador Emygdio de Barros Filho, na esquina com a Avenida Salim Farah Maluf, têm de procurar agora uma outra rota para pegar a via no sentido bairro. Desde sábado, estão interditadas duas faixas, uma em cada sentido, junto ao canteiro central.

Como opção para chegar à Anhaia Mello, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sugere rotas alternativas dentro de bairros, como Vila Zelina e Vila Ema. O desvio é entre o acesso à Salim Farah Maluf e a Rua Salvador Fernandes Lopes. Por volta das 7 horas de ontem, a fila na avenida interditada tinha 2 quilômetros. “Ninguém conhece os desvios ainda, está todo mundo parado sem saber o que fazer”, disse o caminhoneiro Ronaldo Campos de Oliveira, de 36 anos, de Londrina.

Comerciantes da Avenida Zelina reclamaram ontem dos caminhões na via. “Prefiro ficar sem metrô a ter de aguentar caminhão soltando fumaça na porta da minha loja durante um ano”, reclamou o comerciante Jesus Antonio de Souza, de 42 anos.

A construção dos pilares do monotrilho também deve causar transtornos em outras regiões. Há previsão de obras desse sistema nos próximos três anos em regiões como o Morumbi, na zona sul, e em Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste. São seis os projetos de monotrilhos, que somam 110 quilômetros, a serem concluídos até 2013.

O custo das obras poderá chegar a R$ 10,4 bilhões, segundo previsão da Prefeitura e do governo do Estado. Haverá linhas de ligação entre o Jardim Ângela e a Vila Olímpia (M’Boi Mirim) e a da Linha 17-Ouro, que ligará numa primeira etapa o Aeroporto de Congonhas e a Estação São Judas do Metrô. Há ainda a Linha 16-Prata (Vila Nova Cachoeirinha-Lapa), a ligação entre a Vila Sônia e a zona sul e o monotrilho Celso Garcia (Pq.d.Pedro II-Itaim Paulista).

Compartilhe este artigo