Organizações propõem a representantes de governo a criação de plano de transporte


Confira a apresentação resumida

Confira o relatório completo

O Movimento Nossa São Paulo, em conjunto com diversas organizações, apresenta propostas para um Plano Municipal de Transporte e Mobilidade Sustentável para a cidade a representantes da prefeitura e do governo estadual nesta segunda (20/9), às 10h, em seminário na Câmara Municipal. O documento é resultado de consulta à legislação e a planos já existentes, a especialistas da área e a moradores de São Paulo – em encontros na periferia e pesquisas de percepção com a população.

Entre as propostas para o plano estão:

– A ampliação de corredores de ônibus, inclusive implantação de corredores expressos nas principais vias de São Paulo, integrados à rede de metrô;
– A adequação das calçadas aos pedestres, cadeirantes e a todos os que nelas circulam;
– A criação de um plano de 500 quilômetros de ciclovias, somados a redes complementares nas 31 subprefeituras, e a integração delas com o transporte público;
– O estímulo à descentralização de serviços e atividades para os bairros e subprefeituras da cidade, em integração com as políticas de habitação.

O seminário ocorre em dois períodos – das 10h às 13h e da 18h30 às 21h30. Foram convidados representantes das secretarias municipais e estaduais de transporte e meio ambiente, de empresas estatais de transporte (Metrô, SPTrans), de permissionárias de ônibus e de entidades sindicais.

O evento faz parte da programação da Semana da Mobilidade, que vai de 16 a 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.

Programação:

Composição da mesa da manhã (10h às 13h):
1) Maurício Broinizi Pereira – coordenador da Secretaria Executiva do Movimento Nossa São Paulo (confirmado).
2) Secretaria Municipal de Transportes
3) Prof. VOLF STEINBAUM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente (confirmado)
4) Vereador Senival Moura – vice-presidente da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara (confirmado)

Composição da mesa da tarde (18h30 às 21h30):
Propostas das áreas de transportes:
1) Celso Alexandre de Souza Lopes – superintendente de planejamento da SP-Trans
(confirmado)
2) Representante do Metrô
3) Wagner Palma Moreira – economista do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (confirmado)
4) Levy de Araújo – assessor técnico econômico das cooperativas de ônibuss (confirmado)
5) Horácio Nelson Hasson Hirsch – diretor técnico da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (confirmado)
6) Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro – coordenador de planejamento e Gestão da Secretaria de Transportes Metropolitanos / CPTM (confirmado) 
7) Wadih Mutran – integrante da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara 

Serviço:
20 de setembro, segunda-feira, das 10h às 13h e das 18h30 às 21h30
Seminário “Apresentação das diretrizes para um Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis”, realizado em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara
No auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100).

Inscrições pelo e-mail andrea@isps.org.br

Compartilhe este artigo