O Movimento Nossa São Paulo vai estar presente em um importante evento sobre planejamento urbano no Rio de Janeiro: o V Fórum Urbano Mundial, 22 a 26 de março. O Fórum é uma iniciativa das Nações Unidas com o objetivo de analisar um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. O tema desta quinta edição é “O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido”. São esperadas mais de 15 mil pessoas, de 160 países. As inscrições gratuitas estão abertas até 14 de março.
Oded Grajew vai representar o Movimento Nossa São Paulo no painel da Convenção de Negócios – “Greening Cities, Bridging The Urban Divide: Profitability versus Affordability”, no dia 25 de março. Outros integrantes da Secretaria Executiva também vão participar de atividades do evento como ouvintes.
Entre as atividades como mesas redondas, rodas de diálogos e cursos, se destacam:
– Rumo a um quadro comparativo de indicadores urbanos – a necessidade de um conjunto padronizado de indicadores será examinada, tanto no nível da cidade e ao nível nacional no Brasil. Este evento será aberto a todas as cidades e organizações locais e internacionais interessadas e cidadãos. Co-organizado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano e o Global City Indicators Facility, em parceria com o Ministério das Cidades, a Aliança de Cidades, Banco Mundial e do Observatório e Divisão de Pesquisa do UM-Habitat. Dia 22 de março, das 14h às 16h – Sala W3-18
– Indicadores Urbanos e mensurações comparativas, organizado pelo Global City Indicators Facility. Cidades, planejadores urbanos e organizações internacionais reunidos para discutir a importância dos indicadores comparativos a nível mundial. Este evento vai apresentar o Global City Indicators Facility e propiciar aos membros atuais uma oportunidade para compartilhar com outras cidades, as suas experiências no programa. Dados preliminares do primeiro ano serão apresentados por debatedores das cidades. Este evento será aberto a todas as cidades e organizações locais e internacionais interessadas e cidadãos. Dia 24 de março, das 14h às 16h, sala W2-15.
Paralelamente ao Fórum Urbano Mundial, vai ocorrer o Fórum Social Urbano, com a proposta de discutir as cidades a partir de pontos de vida mais humanos, comprometidos com questões sociais. Esse evento paralelo é realizado por organizações da sociedade civil e movimentos sociais, também de 22 a 26 de março, no Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, a 300 metros do evento oficial.
A Rede Social Brasileira e a Rede latino-americana por Cidade Justas e Sustentáveis vão fazer uma apresentação no dia 24 pela manhã.
Informações e inscrições (até 14/3), clique aqui