“Rio sediará Fórum Global pela Sustentabilidade a partir de 2011” – msn notícias

 

As autoridades do Rio de Janeiro querem impulsionar a cidade como referência na defesa do meio ambiente transformando-a na sede do Fórum Global pela Sustentabilidade, um encontro para debater medidas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, anunciaram hoje os organizadores do evento.

As entidades coordenadoras, entre elas o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Greenpeace e a Prefeitura do Rio de Janeiro, se reuniram hoje para planejar as diretrizes do evento, que será lançado oficialmente em 2011.

"Temos a pretensão de influenciar a governabilidade global, que necessita mudar, e conseguir propostas concretas", assegurou Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos, que lidera a organização do evento.

O evento, cujos organizadores pretendem que seja anual, será realizado antes da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que também acontecerá na cidade em 2012.

"Queremos fazer pressão para que a Rio+20 tenha consequências práticas e evitar que seja unicamente um evento de protocolo", assegurou Grajew, para quem a conferência sobre mudança climática realizada em Copenhague em dezembro passado careceu de resultados significativos.

Já o economista e ambientalista Sergio Besserman, representante da cidade do Rio, aproveitou para avaliar que o Brasil tem o papel de representar um modelo sustentável, pelo qual poderia chegar à condição de "primeira potência ambiental" do mundo.

Compartilhe este artigo