“Semana de Visitas a Delegacias começa no dia 18” – Instituto Sou da Paz

 

Acontece entre os dias 18 e 24 de outubro a 4ª Semana de Visitas a Delegacias. O projeto é uma iniciativa da Altus, e tem como objetivo avaliar a qualidade do atendimento prestado à população nas delegacias de polícia em 20 países diferentes. No Brasil, o CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes) é o representante do projeto e o Instituto Sou da Paz, o coordenador das visitas em São Paulo.

Serão visitadas 147 delegacias, distribuídas em sete cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Fortaleza e Brasília. Na cidade de São Paulo, 70 voluntários – pessoas comuns, cidadãos de diversas idades e profissões – farão as visitas em 21 delegacias, incluindo  uma Delegacia de Defesa da Mulher.

Os elementos a serem observados nas visitas e que vão compor os critérios de avaliação envolvem orientações oferecidas para a comunidade, condições materiais, tratamento igualitário e sem preconceito, transparência, prestação de contas e condições de detenção. Aqui na capital, como as carceragens das delegacias foram desativadas, no quesito relacionado à detenção será avaliada a estrutura destinada aos presos que ficam temporariamente nos distritos policiais. “O mais importante é lembrar que o objetivo do projeto não é ter um ranking que vá da melhor para a pior delegacia e sim apontar aquelas que têm desenvolvido um bom trabalho e que podem ser referências para as demais, no mundo todo”, aponta Melina Risso, diretora do Instituto Sou da Paz.

Para se voluntariar basta mandar um email para terine@soudapaz.org.

Compartilhe este artigo