“WWF promete pressionar participantes da COP10” – Planeta Sustentável

 

Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky

Nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, terá início na cidade de Nagoya, no Japão, a COP10 – 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas e a ONG internacional WWF promete pressionar os representantes globais que participarão do evento para que o mundo conquiste resultados favoráveis à biodiversidade.

Até maio deste ano 21 metas globais de proteção a fauna e flora, que foram estabelecidas na COP6, em 2002, não haviam sido cumpridas e, de acordo com o último relatório da WWF sobre o assunto – o Planeta Vivo 2010 –, a situação da biodiversidade no mundo está cada vez pior.

Nas últimas quatro décadas, o mundo perdeu mais de 30% de sua fauna e flora original e, nas regiões tropicais, a queda foi ainda pior: 60% da biodiversidade original foi perdida. O principal culpado, segundo o documento, é o próprio homem, que hoje consome 50% mais recursos naturais do que o planeta pode suportar e, se continuar assim, precisará de, no mínimo, dois planetas Terra para viver em 2030. (Para saber mais, leia a reportagem Biodiversidade nas regiões tropicais cai 60% em 40 anos).

Baseada nessas constatações, a ONG quer fazer sua parte pela proteção da biodiversidade do planeta e, por isso, promete fazer o possível para pressionar os participantes da COP10 por resultados positivos. O que a WWF espera é que Nagoya determine novas metas de preservação da fauna e flora e, ainda, estabeleça meios de alcançá-las.

A reunião acontecerá até o dia 29 de outubro e será acompanhada, de perto, pelo coordenador do Planeta Sustentável, Matthew Shirts. Para saber mais, leia o post Planeta Sustentável na COP10.  

Compartilhe este artigo