“Prefeitura testará ônibus híbridos” – Jornal da Tarde

 

A prefeitura de São Paulo irá utilizar, em caráter experimental, ônibus híbridos movidos a diesel e eletricidade. Cinco desses veículos circularão, neste domingo, 24, na linha Cidade Universitária/USP – Aclimação.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, o ônibus híbrido passará por um teste inicial de 15 dias. “Ele vai operar em uma linha que liga a Cidade Universitária à Aclimação. Serão cinco ônibus em operação nessa linha e ele será comparado aos outros quatro movidos somente a diesel”, disse Marcelo.

O protótipo deverá retornar à Cidade em março de 2011 para testes definitivos com equipamentos on board. Segundo o secretário, “A partir de todos esses testes nós teremos os parâmetros para a eventual compra desse tipo de veículo”.

O motor elétrico do ônibus híbrido é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora. Já o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.
 
Quando o veículo está parado, o motor a diesel fica desligado. Estudos da fabricante do transporte demonstram que o tempo em que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante esse período, não há emissões de poluentes, pois o motor movido a diesel se apaga completamente.
 
O sistema híbrido proporciona redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes, que saem do escape, pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.

O prefeito Gilberto Kassab, disse ter a intenção de apresentar essa iniciativa como uma das plataformas paulistanas durante o C40 (Climate Leadership Group – Grupo das Grandes Cidades para Combate às Mudanças Climáticas). São Paulo receberá a próxima cúpula, que reúne representantes de 40 metrópoles do mundo, no dia 30 de maio de 2011.

(Pedro da Rocha)

Compartilhe este artigo