Vereadores paulistanos completam três semanas sem votar nenhum projeto

 

Morte do senador Romeu Tuma (PTB) foi justificativa para não realizar sessão desta semana. Última votação na Casa – feita de forma simbólica – ocorreu no dia 6

Airton Goes airton@isps.org.br

Com o cancelamento da sessão extraordinária que estava marcada para esta semana, a Câmara Municipal de São Paulo completou três quartas-feiras seguidas sem votar nenhum projeto de lei. A última votação ocorreu no dia 6, quando os vereadores aprovaram a proposta que obriga as unidades de saúde a informarem aos usuários os dias e horários de trabalho dos médicos.

O motivo para o Legislativo paulistano não realizar a sessão extraordinária desta quarta (27/10) – a prática tem sido votar projetos apenas neste dia da semana – foi a morte do senador Romeu Tuma (PTB), ocorrida no dia anterior. Na pauta de votação estavam 20 projetos, entre os quais o que propõe a substituição de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município, do vereador Carlos Bezerra (PSDB), e o que determina o monitoramento por câmeras de vídeo de eventos que atraem grande público, de autoria de Donato (PT).

Mesmo antes do primeiro turno das eleições (3/10), os vereadores vinham votando apenas projetos de pouca relevância para o conjunto da cidade. Como 17 integrantes da Câmara disputavam novos mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador, a grande maioria das propostas aprovadas no período pré-eleitoral foi de inclusão de datas comemorativas no calendário da cidade e de concessão de títulos e homenagens.

A próxima sessão extraordinária da Casa está marcada para quarta-feira (3/11) e a expectativa é que, com o fim das eleições, os vereadores retomem os debates e as votações de projetos importantes para os paulistanos.

Início de funcionamento do novo portal da Câmara ficou para novembro

Além dos projetos relevantes para a cidade, o Legislativo paulistano também adiou para o mês que vem o início de funcionamento de seu novo portal. No dia 16 de setembro, o vice-presidente da Mesa Diretora, Dalton Silvano (PSDB), anunciou que a ferramenta estaria disponível no fim de outubro, mas a estreia só deverá ocorrer na segunda semana de novembro.

De acordo com Silvano, entre as informações que a sociedade terá acesso no novo portal estão a lista de presença diária dos vereadores nas comissões e nas votações em plenário e como cada um votou determinado projeto. “Outra ferramenta permitirá que a pessoa se cadastre para receber informações [via e-mail] sobre um vereador ou projeto que tiver interesse em acompanhar”, acrescentou o parlamentar.

Outras Notícias da Câmara 

Compartilhe este artigo