CET terá 50 carros, 5% de sua frota total
DE SÃO PAULO
A gestão Gilberto Kassab (DEM) convocará a partir de hoje empresas interessadas em fornecer 50 carros elétricos para a frota da CET.
O aviso para contratar os veículos sem emissão de poluentes será formalizado no "Diário Oficial" para que sejam entregues e utilizados pela fiscalização do órgão de trânsito até abril de 2011.
Os carros elétricos representarão 5% da frota da CET. Fazem parte da estratégia política de Kassab de tentar fixar uma marca ambiental.
O prefeito também já autorizou a Secretaria dos Transportes a assumir a manutenção da rede de trólebus, a cargo da Eletropaulo, e a adquirir 140 novos ônibus desse tipo -atualmente há 190.
Embora seja uma tecnologia pouco difundida no mercado, a gestão Kassab alega que, além de ser um modelo limpo, os carros elétricos podem ser econômicos (ao conter gastos com combustível).
A publicação de hoje dará um prazo de 15 dias para que empresas que tenham a tecnologia se manifestem -a Renault-Nissan e a Mitsubishi já sinalizaram interesse.
Segundo Ivan Whately, assessor da Secretaria dos Transportes, a exigência é que os carros elétricos tenham autonomia de 120 km e tenham a bateria recarregada durante a madrugada.
Os preços ainda serão apresentados -no mercado mundial, ficam próximos de US$ 35 mil. (ALENCAR IZIDORO)