A Escola Estadual Paulino Nunes Esposa, que fica em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, é um exemplo de gestão educacional que leva a educação ambiental a sério.
Direção, professores, alunos e pais estão envolvidos nas diversas atividades – coleta seletiva, compostagem de resíduos orgânicos, programa de alimentação saudável com produtos regionais e plantados na horta orgânica (80 metros quadrados de canteiros com sistema de captação de água da chuva para irrigação). A escola tem também uma sala de aula ao ar livre, batizada de Sala Verde.
Entre os princípios orientadores da iniciativa estão o desenvolvimento de uma nova cultura escolar comprometida com os princípios da sustentabilidade, a realização de ações concretas de aprendizagem e a integração com os currículos escolares.
Na pProjeto de alunos da escola para monitora os afluentes
Monitoramento de Água dos Afluentes da Várzea do Caulim
A experiência apresentada por Rinaldo Aparecido Meroni foi aplaudida de pé pelos mais de 80 participantes do I Painel de Educação Ambiental da Cidade de São Paulo. O evento foi realizado nesta sexta (12/11) pelos GTs Meio Ambiente e Educação da Rede Nossa São Paulo, no Sesc Consolação.
Os organizadores convidaram para o evento representantes das secretarias municipais de Educação e do Verde e Meio Ambiente, assim como o Ministério da Educação, a fim de obter informações sobre o que vem sendo feito na educação ambiental do município.
De acordo com Rose Marie Inojosa, diretora da Universidade Aberta de Meio Ambiente para a Cultura de Paz (UMAPAZ), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, “São Paulo tem uma política de educação ambiental, mas é um processo jovem”, ou seja, precisa avançar.
Rose destacou, entre as ações da secretaria, a implantação de Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) em todas as regiões da cidade, a capilarização de ações e atividades de educação ambiental, além de estar sendo construída uma carreira em educação ambiental para a cidade.
Especificamente sobre a Umapaz, Rose afirmou que o objetivo é "sensibilizar e instrumentalizar pessoas para que possam agir de forma sustentável no mundo". Dessa forma, faz parceria com multiplicadores de informação, como educadores e agentes comunitários do Programa Saúde da Família. As atividades de formação atingiram direta e indiretamente um público de 265.348 pessoas entre janeiro e outubro de 2010. Confira a apresentação.
Já Luis Menezes, representante da Secretaria Municipal de Educação, disse que a pasta quer “estabelecer uma ação integrada entre diferentes secretarias”. Ele ressaltou a experiência do Programa de Difusão da Carta da Terra, que visa disseminar os valores da Carta da Terra na rede municipal de educação. Confira a apresentação.
Isis de Palma, representando o Ministério da Educação, explicou que a Política Nacional de Educação Ambiental, no artigo 2º, estabelece a necessidade da educação ambiental em todos os níveis de ensino e também na educação não-formal. “Um dos desafios é articular ações projetos e programas de educação ambiental nas esferas federal, estadual e municipal”, destacou. Confira a apresentação.
Exemplos realizados pela sociedade civil também foram expostos no evento. Beatriz Siqueira, da Fundação SOS Mata Atlântica, falou sobre o Programa de Educação Ambiental Mata Atlântica Vai à Escola, que visa capacitar e mobilizar professores e alunos do ensino fundamental para ações pela conservação da floresta.
Guiomar Conceição dos Santos, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) falou sobre a Cooperativa de Catadores Ourinhos, experiência do município no interior paulista, que garante a inclusão dos catadores no processo da coleta seletiva.
Os alunos da escola estadual mencionada no início deste texto – Paulino Nunes, em Parelheiros – apresentaram um projeto no qual eles monitoram a qualidade da água do Rio Caulim, que recebe esgoto doméstico da região de Parelheiros e deságua na Represa Guarapiranga.
Os GTs organizadores do evento esperam da prefeitura a construção participativa de um plano integrado de educação ambiental para a sustentabilidade, conforme a proposta distribuída aos participantes do evento. Confira a proposta.