Os interessados em participar da plenária para segunda gestão do Conselho da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone), deverão comparecer pessoalmente na sede da entidade, na rua Libero Badaró, nº 119, 6º andar, de segunda a sexta–feira, das 10h às 16h.
A Cone é um órgão governamental criado em 22 de dezembro de 1992 e tem como finalidade e competência, formular, coordenar, acompanhar, sugerir e implementar políticas de ação governamental junto à população negra, visando o combate à discriminação racial e a defesa
dos direitos, bem como a promoção e o apoio à integração cultural, econômica e política desta população. O Conselho Cone está vinculado à Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), da Prefeitura do Município de São Paulo e pretende ser um canal permanente de participação da sociedade dentro da Coordenadoria. Com duração de dois anos, a posse dos representantes vai até 2012.
O objetivo de sua existência é ser um instrumento de diálogo e controle popular da Administração Pública, identificando e contribuindo na escolha de políticas públicas que favoreçam a realidade da comunidade a qual pertençam.
O Conselho será composto por seis representantes da sociedade civil, dois dos servidores públicos e dois da própria Cone. Ao total serão eleitos 10 titulares e cinco suplentes. Dos suplentes eleitos, três representarão: um da Sociedade Civil, um da Cone e um dos Servidores Públicos.
Cada entidade, grupo, movimentos sociais negros e associações representativas poderão indicar um candidato a se inscrever mediante requerimento que comprove sua atuação no âmbito de defesa e/ou garantia dos direitos da população negra, na promoção da igualdade racial e na luta contra a discriminação racial. No dia da inscrição, os candidatos deverão apresentar uma série de documentos, presentes no Edital de Cadastramento.