“Prefeitura de Munique cria departamento e orçamento exclusivo para tratar de bicicletas na cidade” – Mobilidade Sustentável/UOL

 

A bicicleta decididamente tem prioridade na Cidade de Munique, capital da Baviera, com quase  2 milhões de habitantes, motivo pelo qual  a prefeitura criou  um departamento específico para tratar deste assunto e aprovou um orçamento milionário para o desenvolvimento de infraestrutura e de campanhas para mudança cultural da população que ainda  prefere o automóvel. "Já não era mais possível que a cidade não olhasse para bicicleta como meio de transporte sustentável , o modal bicicleta tem que ser tratado da mesmo forma como são tratados os outros modais, carros, trens, ônibus e veículos leves sobre trilhos"  enfatiza Johanna Balthesen, Diretora da divisão de Gerenciamento de Mobilidade  da Prefeitura de Munique durante uma reunião realizada em setembro com os Diretores da Green Mobility.

Para mudar a cultura da população  foi produzido uma campanha para aumentar o uso da bicicleta na cidade através de  estratégias modernas e  inovadoras, o conceito era  simples:  inserir a bicicleta como  símbolo  municipal, desta forma, os habitantes perceberiam a importância da mudança de atitude em relação aos seus deslocamentos,  contribuindo com o objetivo de diminuir o tráfego de automóveis e os congestionamentos.

A cidade que já foi considerada a  mais amigável para crianças, agora quer ser a mais sustentável em relação a Mobilidade, e não é da boca para fora, Munique  possui cerca de 1.200 km de ciclovias, inclusive nos bairros mais afastados.  No começo deste ano, inspetores da FIA (Federação Internacional do Automóvel) visitou 23 países europeus afim de classificar a cidade com o melhor transporte público, deu Munique.

Embora a cidade conte atualmente  com 39% dos deslocamentos  realizados por automóvel, volume superior em 10%  em relação a São Paulo, a cidade tem tráfego relativamente tranqüilo, o motivo é que a população tem feito integração modal, isto é, uma boa combinação de meios de transportes de diferentes modais, pesquisa realizada sobre a integração da bicicleta com transporte público entre pessoas que estavam fazendo esse tipo de combinação,  55% tinham um automóvel disponível, isso mostra uma conscientização da troca do automóvel pela bicicleta.

O  "fiel da Balança" é que Munique conta com um número muito expressivo de ciclistas,  o que tem deixado o transporte público mais eficiente em relação a espaço e economia de energia, embora o preço da passagem esteja entre os mais altos da Alemanha. 

A Copa do Mundo de 2006 foi extremamente importante  para solidificar a mudança cultural em benefício do ciclismo. " Para ganhar a luta contra o trânsito e melhorar a qualidade de vida através de uma  cultura de mobilidade mais sustentável ,  foi necessário  muita  coragem e vontade política"  explica  Balthesen, qualidades que a prefeitura de Munique tem de sobra.

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