Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que cerca de 1 em cada 4 eleitores já se esqueceu em quem votou para deputado estadual. O levantamento foi feito entre os dias 3 e 7 de novembro, um mês após o primeiro turno das eleições – quando foram eleitos os futuros membros dos legislativos estaduais e federais – e tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Segundo o Sensus, 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o nome do deputado estadual que escolheram. Em relação aos deputadores federais, 21,7% afirmaram que não se lembram em quem votou. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6% dos entrevistados.
Os escolhidos para cargos majoritários foram mais lembrados pelos eleitores: 89,8% se recordam em quem votou nas eleições presidenciais e 80,6% não esqueceram o voto para governador.
A pesquisa foi realizada por meio de duas mil entrevistas divididas nas cinco regiões do país e em 24 estados. Um sorteio aleatório selecionou 136 municípios dentro desse universo para entrevistar as pessoas logo após o segundo turno das eleições.
Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos com variação de escolaridade entre a 4ª séria do ensino fundamental e o ensino superior completo. A maioria dos entrevistados – 32% – declarou ter o ensino médio completo.