“Ciclofaixa ficará maior em janeiro” – Diário de S.Paulo

 

Percurso para pedalar aos domingos será estendido até o Parque Villa Lobos, totalizando 20 quilômetros de vias aos ciclistas

João Carlos Moreira

O paulistano vai ganhar mais espaço para pedalar com segurança no verão que está chegando. A Prefeitura deve inaugurar em 16 de janeiro a ampliação da Ciclofaixa de Lazer, o programa que fecha ruas e avenidas de áreas específicas ao trânsito de automóveis nos domingos de manhã, liberando as vias para o trânsito de bicicletas.

A extensão do percurso destinado aos ciclistas vai dobrar de tamanho. A ciclofaixa que hoje liga o Parque das Bicicletas, junto à Avenida Ibirapuera, ao Parque Ibirapuera e ao Parque do Povo, na Zona Sul, tem cinco quilômetros, totalizando dez quilômetros no sentido de ida e volta. A partir de janeiro, o percurso será estendido até o Parque Villa Lobos, na região Oeste.

"Serão mais cinco quilômetros de trajeto em cada sentido. Com isso, a ligação entre os quatro parques terá 20 quilômetros de extensão, contando o percurso de ida e volta. A ampliação vai atrair ainda mais ciclistas", disse Walter Feldman, secretário municipal de Esportes.

A ligação com o Parque Villa Lobos já estava prevista quando a ciclofaixa foi inaugurada, em agosto de 2009, mediante parceria que a Prefeitura fez com o Bradesco. Por enquanto, os ciclistas dispõem de percurso que inclui avenidas como República do Líbano, Hélio Pellegrino e Faria Lima. Para chegar ao Parque Villa Lobos, a ciclofaixa será estendida pela Ponte Cidade Jardim, Avenida Lineu de Paula, passando pela Cidade Universitária e outras vias.

Segundo Feldman, dados da Prefeitura mostram que o programa para os ciclistas tem mais de 90% de aprovação dos frequentadores. "A ciclofaixa virou um espaço da família para atividades saudáveis", disse.

A ciclofaixa funciona todos os domingos das 7h às 14h. O percurso destinado às bicicletas é separado das faixas para o trânsito de automóveis por cones e fitas. Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e monitores, além de sinalização na pista, ajudam a orientar motoristas e ciclistas. Cerca de 20 mil pessoas em média passam na ciclofaixa a cada domingo. Segundo Feldman, o custo de operação da Ciclofaixa de Lazer é praticamente todo custeado pelo banco que é parceiro da administração municipal no programa.

Compartilhe este artigo