Convênio vai integrar bancos de dados para agilizar atendimento de pedidos e reduzir danos nas chuvas
Quando a Eletropaulo receber uma solicitação de serviço, a prefeitura será avisada e terá de fazer a poda das árvores
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Para reduzir os problemas causados pelas árvores na época de chuvas que se inicia, a Prefeitura de São Paulo e a Eletropaulo firmaram um convênio que pretende agilizar as podas de galhos.
Por enquanto, ele vai funcionar em fase piloto.
Até novembro, foram feitos 807 pedidos de podas à prefeitura. A Folha mostrou, em setembro, que uma solicitação leva em média dois meses para ser atendida, podendo chegar a um ano.
Agora, os bancos de dados da prefeitura e da concessionária estarão integrados. Assim, quando alguém fizer um pedido de poda à Eletropaulo, a prefeitura será automaticamente avisada.
Ela aproveitará que a energia da rua será desligada e fará as podas de todas as árvores que necessitem. A ideia é agilizar o processo e evitar longos desligamentos de luz.
Amanhã e depois, será feito um mutirão nas subprefeituras da Sé e de Pinheiros, regiões com mais árvores antigas e mais vias de trânsito, segundo a prefeitura.
Neste ano, a prefeitura fez 82 mil podas, e a Eletropaulo, cerca de 300 mil. A cidade ganhou 125 mil árvores.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 4.135 árvores caíram até novembro. Elas causaram a morte de duas pessoas e feriram ao menos 28.
A forte chuva da madrugada de ontem derrubou oito árvores -uma pessoa se feriu na Vila Madalena (zona oeste). (CRISTINA MORENO DE CASTRO e RAPHAEL MARCHIORI)