Decreto do prefeito Gilberto Kassab determinou reajuste de 5,5% no valor do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em 2011.
De acordo com o IPCA, o percentual é menor que a inflação do período, de 5,63%.
Imóveis que ficaram no "teto" de aumento depois da revisão da planta genérica de valores, aprovada no fim do ano passado, terão reajuste maior que os 5,5%. Ao todo, serão 112 mil imóveis.
A mudança ocorrida em 2009 provocou aumento de até 600% nos valores venais, mas a prefeitura definiu que a correção máxima seria de 30% para os imóveis residenciais e 45% para os comerciais.
Para 2011, o teto está mantido e vai deixar 38 mil imóveis ainda acima do percentual máximo de reajuste. O teto só acaba em 2012.
Os carnês do IPTU começarão a ser colocados nos Correios no dia 14 de janeiro. A entrega vai até o início de fevereiro, de acordo com a data de vencimento escolhida por cada proprietário (o prazo para escolha terminou em outubro).
A primeira parcela do imposto vence em fevereiro, a partir do dia 1º. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 6%.