“Paris projeta sistema de locação de carros elétricos” – Ciclo Vivo

 

Após o sucesso obtido com o sistema de locação de bicicleta, Paris pretende inovar ainda mais. Na última quinta-feira (16) a prefeitura anunciou que em 2011 será inaugurado um serviço de locação de carros elétricos, com o intuito de diminuir a poluição na cidade.

A cidade das luzes está investindo pesado para ser também ecologicamente correta. Através do projeto Autolib, Paris dá mais um grande passo em direção a esse objetivo. A proposta é de que o sistema de locação de carros elétricos esteja em funcionamento no segundo semestre de 2011, contando com uma frota de três mil veículos, criados especificamente para essa finalidade.

Os carros compactos do modelo Bluecars, foram apresentados em setembro no Salão do Automóvel de Paris e são produzidos pela empresa francesa Bolloré. Eles são equipados com baterias de lítio e conseguirão rodar até 250 quilômetros com uma mesma recarga, a autonomia é equivalente a quatro horas.

Para que o projeto tenha sucesso, a prefeitura de Paris irá construir mil postos de recarga, espalhados por toda a cidade. Para locar um automóvel deste tipo será necessário ter carteira de motorista e ser cadastrado em um sistema que terá custo de 12 euros mensais. Além disso, será cobrada uma taxa pelo uso esporádico do carro. Por trinta minutos de passeio é cobrada uma tarifa de cinco euros, porém o valor aumenta na mesma medida em que aumenta o tempo de uso.

"O custo de um carro 365 dias por ano é muito alto, principalmente em Paris. Além do preço de compra, existem os impostos, a manutenção, o estacionamento, etc. Se voce só precisa usar o carro de vez em quanto, o Autolib vai custar muito mais barato", explicou o urbanista Antonio Duarte, presidente da Associação Grand Paris.

Com informações do Auto Esporte

Compartilhe este artigo