DE SÃO PAULO
A Prefeitura de São Paulo começou no fim de semana as obras para substituir o sistema de iluminação da Paulista. Um dos objetivos é melhorar a iluminação nas calçadas da avenida.
Para conseguir melhorar a luminosidade na mais famosa avenida da capital, as tradicionais lâmpadas de sódio darão lugar a outras de vapor metálico, de cor branca.
Segundo a prefeitura, a troca da iluminação da Paulista deve durar até o dia 23. Para diminuir o impacto no trânsito, as obras serão aos sábados e domingos.
De acordo com a prefeitura, durante as obras para trocar a iluminação, o cronograma prevê a interdição de três trechos da Paulista.
A substituição começou no trecho entre a praça Oswaldo Cruz e a alameda Joaquim Eugênio de Lima; a próxima etapa será da Joaquim Eugênio até a rua Augusta e, por fim, entre a Augusta e a rua da Consolação.
PILOTO
Em novembro, a SP Urbanismo sinalizou que a mudança na via deve ser o piloto de um projeto que pretende definir o plano diretor para a iluminação de toda a cidade.
A mudança é uma reivindicação da Associação Paulista Viva, que há pelo menos oito anos pede mais iluminação.
Para melhorar a luminosidade das calçadas, o projeto prevê a diminuição da altura dos postes em cinco metros e a substituição das atuais lâmpadas alaranjadas por outras com índice de iluminância mais alto -como foi feito no viaduto do Chá e na praça Ramos, no centro.