Desafio da nova Mesa Diretora é ampliar participação da sociedade na Câmara

 

Compromisso assumido pelo presidente recém empossado do Legislativo paulistano é de discutir “as melhores soluções para a cidade” com organizações e cidadãos

Airton Goes airton@isps.org.br

Ampliar e tornar mais efetiva a participação da sociedade civil nos debates e decisões da Câmara Municipal de São Paulo estão entre os principais desafios da nova Mesa Diretora da Casa. A preocupação de aproximar o Legislativo paulistano de organizações e cidadãos tem estado presente em todos os discursos e entrevistas do presidente recém empossado, vereador José Police Neto (PSDB).

“Queremos aumentar a participação das universidades e institutos de conhecimento para participarem dos debates da Casa”, reafirmou Police Neto durante a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora, ocorrida sábado (1º/1). “Temos que trazer todos os grupos da cidade para dentro deste parlamento, para que possamos, em conjunto, discutir as melhores soluções para cidade”, acrescentou ele.

O próprio local escolhido para a cerimônia de posse e o seu formato já tinham como objetivo sinalizar o caminho, de maior proximidade com a sociedade, que a nova direção do parlamento municipal promete perseguir. O evento foi realizado no hall de entrada da Câmara, onde os convidados foram recepcionados com um descontraído café da manhã e números musicais.

Antes da fala dos vereadores, houve um ato ecumênico que contou com a participação do padre Jaime Crowe, pároco da Igreja Santos Mártires, do Jardim Ângela, e uma das principais lideranças da Zona Sul de São Paulo.

Além do presidente Police Neto, a nova Mesa Diretora é formada por Antonio Goulart, do PMDB (1º vice-presidente), Cláudio Prado, do PDT (2º vice-presidente), Netinho de Paula, do PCdoB (1º secretário), Atílio Francisco, do PRB (2º secretário), Ushitaro Kamia, do DEM (1º suplente), e Adolfo Quintas, do PSDB (2º suplente). O mandato do grupo é de um ano.

Na cerimônia, o vereador Marco Aurélio Cunha (DEM) tomou posse no cargo de presidente da Corregedoria Geral da Câmara, que é composta ainda pelos seguintes vereadores: Ricardo Teixeira (PSDB), Eliseu Gabriel (PSB), José Américo (PT), Celso Jatene (PTB), Wadih Mutran (PP), Antonio Carlos Rodrigues (PR) e pelos suplentes Adilson Amadeu (PTB) e Toninho Paiva (PR).

A vice-prefeita Alda Marco Antonio, diversos secretários municipais e representantes do Poder Judiciário participaram do evento. Por outro lado, integrantes do Centrão – bloco político formado por vereadores de diversos partidos – e do PT não compareceram. Os dois grupos (Centrão e PT) integravam a chapa derrotada na acirrada disputa pela Mesa Diretora.

Antonio Carlos Rodrigues (PR), ex-presidente da Câmara e um dos líderes do Centrão, encaminhou carta a Police Neto desejando-lhe boa sorte e justificando sua ausência, em função de compromissos assumidos em Brasília. 

Embora a posse da nova Mesa Diretora tenha ocorrido no dia 1º de janeiro, a retomada dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de São Paulo acontece só no início de fevereiro. 

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo