Intenção é orientar investimentos da pasta
DE BRASÍLIA
O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem que vai formular um indicador de qualidade das unidades de saúde e oferecer medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão em farmácias e drogarias.
Padilha, 39, assume no lugar de José Gomes Temporão. Médico infectologista filiado ao PT, ele atuou desde 2005 na área de coordenação política do governo Lula, primeiro na secretaria de Assuntos Federativos e, a partir de 2009, na Secretaria das Relações Institucionais.
Em seu discurso de posse, afirmou que o novo indicador será construído após diálogo com Estados e municípios e deverá prever metas para diversas áreas da saúde.
O indicador seria divulgado publicamente e serviria como indicativo de onde os recursos do ministério devem ser alocados. Algo semelhante existe na educação com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que dá uma nota para cada escola, cidade e Estado.
Já em relação aos medicamentos contra diabetes e hipertensão, que já são disponibilizados nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde), a promessa é oferecê-los gratuitamente nas farmácias conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular.
Outro anúncio foi a elaboração de um mapa nacional com as necessidades de equipamentos e profissionais de saúde no Brasil.
Entre os pedidos que disse ter recebido da presidente Dilma Rousseff estão dar atenção à saúde da mulher e da criança, fazer mais UPAs (unidades de pronto atendimento), combater o crack e enfrentar a dengue.