Pesquisa da Universidade de São Paulo, em São Carlos, foi realizada em cidades que dispõem dos aparelhos
A redução média no número de acidentes em 29 cruzamentos foi de 25%; maior queda foi em São Carlos, 35%
HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO
Uma pesquisa da USP, em São Carlos, mostra que a utilização de semáforos com temporizador -sistema que indica o tempo restante para troca das luzes vermelha/ verde- pode reduzir o número de acidentes.
A análise foi realizada em 29 cruzamentos de três cidades do interior de São Paulo: São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto. A pesquisa quantificou os acidentes antes e depois da instalação desse tipo de semáforo.
A redução média no número de acidentes foi de 25%. Em São Carlos, houve a maior redução, de 35%.
Segundo a autora da pesquisa, a tecnóloga em logística e mestre em engenharia de transportes da USP Luciana Maria Gasparelo Spigolon, o ganho na segurança com o uso desse modelo de semáforo ocorre, principalmente, por causa da melhora na visibilidade.
Isso ocorre, diz ela, porque esses equipamentos são maiores e chamam mais a atenção do motorista do que os semáforos convencionais.
Ele defende a implantação dos semáforos, mas faz ressalvas. "Não podemos dizer que apenas a mudança desses semáforos vai definitivamente reduzir o número de acidentes", afirmou.
"Para isso é preciso investir em políticas públicas, em educação e mais pesquisas para serem conhecidas as vantagens e desvantagens da utilização de novos dispositivos", completou.
De acordo com o engenheiro Creso Peixoto, professor universitário especializado em transporte, o temporizador induz o motorista a reduzir a velocidade nos cruzamentos quando o sinal está para ser fechado.
"A desvantagem desse tipo de dispositivo é o custo de operação e de manutenção, que é maior que os dos semáforos convencionais."
O engenheiro Coca Ferraz, coordenador do Nest (Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito) da USP de São Carlos, alerta para outro ponto.
Segundo ele, orientador da pesquisa de Luciana, esse tipo de semáforo deixa a desejar quando o assunto é a fluidez do trânsito.
"Não houve praticamente aumento no valor da capacidade da passagem de veículos onde estão instalados esses semáforos."
De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os semáforos com temporizador estão em fase de experimento.