Rede Nossa São Paulo antecipa primeiros dados do levantamento que revela a percepção dos paulistanos sobre a cidade. Pesquisa completa será divulgada na quinta-feira, dia 20
Airton Goes airton@isps.org.br
O escritor e religioso dominicano Frei Betto será um dos convidados da Rede Nossa São Paulo para participar do lançamento da pesquisa de percepção dos paulistanos sobre a metrópole em que vivem. No evento, que acontece na próxima quinta-feira (20/1), o escritor fará uma palestra, tendo como tema “cidade e qualidade de vida”.
Entre os dados da pesquisa – encomendada ao Ibope – a serem divulgados estão o nível de confiança da população nas instituições (Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar, Poder Judiciário, etc.) e a avaliação do poder público e dos serviços por ele oferecidos. O levantamento inclui a segunda edição do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município).
Após a apresentação da pesquisa, os resultados serão comentados pelos jornalistas Camilo Vannuchi (Época São Paulo), Mariana Barros (Veja São Paulo), Felipe Corazza (Carta Capital), Denise Chiarato (Folha de S.Paulo), Luciana Garbin (O Estado de S.Paulo) e Marcus Aurélio (Rádio Globo AM).
Os interessados em participar do evento devem enviar mensagem para zuleica@isps.org.br.
Rede Nossa São Paulo divulga primeiros dados da pesquisa
Os dados completos da pesquisa sobre a percepção dos moradores de São Paulo sobre diversos temas relevantes para a qualidade de vida e bem-estar na cidade ainda estão sendo tabulados para serem apresentados na quinta-feira (dia 20) – data de lançamento da pesquisa. Entretanto, a Rede Nossa São Paulo – que contratou o levantamento ao Ibope – antecipa os resultados obtidos em dois dos temas pesquisados que já tiveram as tabulações concluídas.
Em resposta à pergunta “Caso pudesse, sairia de São Paulo para viver em outra cidade, ou não sairia de São Paulo?”, 51% das 1.512 pessoas pesquisadas responderam que sairiam. Outros 48% disseram que não sairiam e 1% não souberam ou não responderam.
Embora o percentual de moradores que revelam o desejo de morar em outra cidade ainda seja maioria, o índice caiu em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2009. Na ocasião, 57% dos pesquisados disseram que sairiam de São Paulo, se pudessem. No ano anterior – em novembro de 2008 – o índice foi de 46%.
Outro dado já tabulado – e que, certamente, é um dos pontos que influenciam a vontade de se viver em São Paulo – está relacionado à sensação de insegurança. Para a pergunta “Pensando no seu dia-a-dia, que situações mais fazem com que você sinta medo na cidade de São Paulo?”, entre as respostas mais citadas estão: “violência em geral”, “tráfico de drogas”, “alagamentos” e “trânsito”.
A pesquisa ouviu 1.512 moradores da cidade, entre os dias 29/11 e 12/12 de 2010.
Serviço
Em comemoração ao aniversário de São Paulo, a pesquisa completa será lançada pela Rede Nossa São Paulo no dia 20 de janeiro (próxima quinta-feira), às 10h, no Sesc Consolação (rua Dr. Vila Nova, 245).
Sobre o IRBEM
O IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) revela como está o nível de satisfação dos paulistanos em relação à qualidade de vida e bem-estar em São Paulo. A pesquisa aborda 25 temas – com 169 indicadores –, alguns com aspectos subjetivos, como sexualidade, espiritualidade, aparência, consumo e lazer. Outros tratam de condições mais objetivas de vida, como saúde, educação, meio ambiente, habitação e trabalho. Os temas foram escolhidos em uma consulta pública realizada pela Rede Nossa São Paulo, entre junho e outubro de 2009, na primeira fase de elaboração do IRBEM. Cerca de 36 mil pessoas participaram da consulta.