Remuneração e ronda policial incomodam a maioria dos entrevistados em pesquisa
Luciana Sarmento, do R7
Pesquisa Ibope, encomendada pela ONG Movimento Nossa São Paulo, aponta que 72% dos moradores de São Paulo estão "muito insatisfeitos" com a segurança na cidade. O instituto, que fez 1.512 entrevistas no final de 2010, apurou que o salário dos policiais e as rondas estão entre os itens que mais desagradam.
No mesmo levantamento feito em dezembro de 2009, 75% reprovaram a segurança na capital. A remuneração dos policiais desagrada hoje 71% dos paulistanos, enquanto 70% criticam as rondas policiais. Os entrevistados também desaprovaram a iluminação pública, a qualidade do atendimento dos policiais e a segurança no bairro.
A sensação de insegurança toma conta de 84% dos paulistanos – 60% deles se sentem "pouco seguros" e 24%, "nada seguros". Em 2009, 12% dos entrevistados classificaram a cidade como segura. No ano passado, esse percentual teve uma leve alta (15%). Só 1% dos ouvidos dizem se sentir “muito seguros” na capital.
Ao responder à pergunta “pensando no seu dia a dia, que situações mais fazem com que você sinta medo na cidade de São Paulo?”, as respostas mais citadas foram: violência em geral (65%), assalto/roubo (59%), tráfico de drogas (40%) e sair à noite (25%).
Alagamentos também estão entre as preocupações cotidianas e correspondem à resposta de 23% dos entrevistados. Em comparação ao ano passado, no entanto, quando foi registrado 28%, esse número caiu.
Confiança na polícia
Apesar da sensação de insegurança, 53% dos paulistanos afirmaram que confiam na Polícia Civil. Outros 46% disseram que não confiam e 1% não respondeu. Já a Polícia Militar tem a confiança de 52% da população, enquanto outros 47% afirmam não confiar na corporação. Não souberam dizer ou não responderam 1% dos entrevistados.