“Ciclofaixa lota até no dia mais quente do verão” – Folha de S.Paulo

 

Trecho inaugurado no último dia 23 liga o parque do Povo ao Villa-Lobos

Percurso é fácil e bem sinalizado; usuária diz que tempo de duração é curto -entre 7h e 14h e apenas aos domingos

FOLHA VERÃO
DE SÃO PAULO

Apesar do calor de 33,8°C de ontem, dia mais quente deste verão, milhares de pessoas passaram pelo novo trecho da ciclofaixa, que liga o parque do Povo ao Villa-Lobos (zona oeste de SP).

A faixa foi inaugurada no domingo retrasado e funcionará sempre nesse dia, entre 7h e 14h. Com o trecho que vem do parque do Ibirapuera, soma 15 km por sentido.

A Folha percorreu o novo trecho, de 10 km, em 50 minutos. As faixas comportam entre duas e três bicicletas e passam por lugares planos (há apenas duas subidas), o que torna fácil o percurso, feito inclusive por crianças -um dos grupos tinha 11 pessoas de 12 a 53 anos.

"Como lazer é muito boa, o pai leva o filho pra pedalar e tem gente deixando de ir ao shopping para ir lá", diz Felipe Aragonez, secretário-geral do Instituto CicloBR.

Entre os problemas, dois buracos de bueiros -um deles com um cone-, na rua Alvarenga, e ondulações na Valdemar Ferreira. Patinadores dividiram a pista e, em dois momentos, pedestres atravessaram fora da faixa.

Era comum ver carros circulando perto dos cones, e acima dos 40 km/h permitidos enquanto dura a faixa. Às 14h, quando os cones começaram a ser retirados, um Fiesta avançou sobre a via, apesar dos alertas do monitor. Acelerou o carro e quase atropelou o videorrepórter da Folha.

O advogado David Huang, 35, diz que achou perigoso andar por ali no fim do horário. "Tirou o cone, os motoristas não respeitam mais." Para a fotógrafa Mari Queiroz, 43, a ciclofaixa deveria durar mais tempo, até as 17h.

"Às 14h é muito cedo, ainda mais com esse solão."

(CRISTINA MORENO DE CASTRO e MÁRCIO NEVES)

FOLHA.com
Veja o percurso
http://folha.com/ct868099

Compartilhe este artigo