“Cai a aprovação de faixas exclusivas” – O Estado de S.Paulo

 

Pesquisa da ANTP revela que corredores de ônibus foram a única modalidade de transporte cuja nota dada pelo usuário foi menor

Renato Machado – O Estado de S.Paulo

O ônibus municipal de São Paulo foi o meio de transporte que apresentou a maior alta na avaliação dos usuários do sistema público da Região Metropolitana. Por outro lado, o desempenho desses veículos nos corredores exclusivos – tantos os municipais quanto os metropolitanos – foi o único item avaliado em pesquisa da Associação Nacional de Transporte (ANTP) que registrou queda na porcentagem dos passageiros que os avaliam como "bom ou excelente".

Os resultados fazem parte da pesquisa Imagem dos Transportes na Região Metropolitana, apresentada ontem. A aprovação dos usuários caiu de 58% para 53% nos corredores de ônibus municipais. Quedas também foram registradas quando avaliados em separado o Expresso Tiradentes (76% para 74%) e o Corredor Metropolitano São Mateus Jabaquara (72% para 70%).

"Os usuários têm uma expectativa maior em relação aos corredores porque eles foram projetados para proporcionar viagens mais rápidas. Por isso são mais exigentes na avaliação. Quando há interferências que prejudicam o desempenho, que prolongam o tempo de viagem, a avaliação cai", diz o presidente da ANTP, Aílton Brasiliense.

Os números dos corredores contrastam com a avaliação geral dos ônibus, que pelo segundo ano seguido apresentou melhora – após uma sequência de anos de queda na aprovação. Passou de 50% para 59% a proporção de entrevistados que classificam os serviços como bom ou excelente entre 2009 e 2010.

Em algumas regiões, como na zona leste, a melhora na avaliação chegou a 15 pontos porcentuais. Por outro lado, a zona sul ainda mantém índices baixos e apenas quatro em cada dez pessoas aprovam os ônibus.

Entre as pessoas que afirmaram na pesquisa que o transporte público como um todo melhorou no último ano, 31% disseram que diminuiu o tempo de espera, outros 25% informaram que aumentou o número de linhas e 14%, que os veículos são novos ou modernos.

Vans. As vans também apresentaram melhora na avaliação, mas ainda pouco mais da metade dos entrevistados aprova o serviço: passou de 51% para 58%. Os passageiros fizeram a ressalva de que esse meio "não é seguro em relação a acidentes" e que "os funcionários são despreparados e sem educação".

Entre as medidas para diminuir o trânsito no futuro, 68% dos entrevistados afirmaram que é preciso construir mais linhas de metrô. Logo na sequência, aparece a criação de novos corredores exclusivos de ônibus, com 56%. Pela primeira vez desde que o levantamento começou a ser feito, ganhou relevância também a quantidade de pessoas entrevistadas que consideram necessário construir ciclovias: 13%.

Compartilhe este artigo