“Sistema usado pela CET subestima lentidão do trânsito” – Metro

 

Do Metro
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O paulistano enfrenta diariamente congestionamentos bem maiores do que os medidos pelos boletins feitos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Desenvolvido pelo portal Maplink, em parceria com a rádio Sulamérica Trânsito, um novo sistema de medição revela uma lentidão até quatro vezes superior à indicada pelo órgão de trânsito.

Às 18h de ontem, por exemplo, o mapa da CET registrava 66 km de lentidão na cidade. No mesmo horário, a Sulamérica divulgava um índice de 253 km.  A diferença está no método de medição. Segundo o diretor do Maplink, Augis Frazon, os números são repassados por rastreadores instalados em um frota de até 800 mil carros. “No horário de pico, manhã ou tarde, temos o volume máximo de veículos enviando dados”, explica. Os rastreadores enviam a velocidade média desenvolvida em uma rua, o que permite indicar  se há ou não lentidão. “Se um certo número de veículos passa a 70 km/h por uma avenida que tem essa velocidade como limite, indicamos que ela está livre. Se passam muito abaixo, está parada”.

A CET diz que mede a lentidão em 868 km, de segunda a sexta-feira, com 30 agentes posicionados no alto de prédios estrategicamente localizados, 290 câ- meras, e por equipes que percorrem as vias de maior importância.

A companhia ressalta que, sempre que ocorrem alterações no sistema viário, seja pela ampliação ou inauguração de novos trechos, a base de quilômetros monitorados é reavaliada para atualizar e ampliar a extensão da cobertura.

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