Bicicletas emSãoPaulo

AOPINIÃODE

MauricioBroiniziPereira
Ospaulistanos
contamcomapenas40
quilômetrosdeciclovias,
calçadasempéssimo
estadoe160quilômetros
decorredoresdeônibus
em18milquilômetros
deviaspúblicas
COORDENADORDASECRETARIAEXECUTIVADA
REDENOSSASÃOPAULOEDOUTOREMHISTÓRIAECONÔMICAPELAUSP

 

TodomoradordeSãoPauloque
já pedalou em meio ao trânsito já
sentiu as dificuldades: falta de ciclovias,
desrespeitodegrandepartedoscondutoresmotorizadosea
própria vidaemrisco.
Portervoltadoaandardebicicleta,
depois de duas décadas, pude
testar os riscos e dificuldades. Pedalandoganha-
seoutraperspectiva
da divisão do espaço urbano. A
exposição do corpo desprotegido
emmeioaoscarros,queraramente
diminuem a velocidade e tomam
a devida distância ao ultrapassar
um ciclista, é a evidência
do risco e da cultura instituída de
que a rua é só para o carro.
Foi revelado, em pesquisa da
NossaSãoPaulo/Ibope,desetembro
de 2010, que 87% dos ciclistas
diários sentem-se desrespeitados
no trânsito, assim como 75% dos
ciclistaseventuais.Poroutrolado,
92% dos entrevistados disseramsefavoráveisàconstruçãodemais
ciclovias, enquanto apenas 13%
responderamque jamais usariam
bicicletasnacidade. Vale registrar
que o desrespeito ao pedestre, a
máqualidade das calçadas e o insuficientetransportepúblicotambém
são apontados como motivos
de insatisfação dos paulistanos.
Pedestres,ciclistaseusuáriosde
transporte público sentem-se insatisfeitos.
O que demonstra que
háalgodeerradonocotidianodos
paulistanos,quecontamcomapenas
40 quilômetros de ciclovias,
calçadasem péssimo estado e somente
160 quilômetros de corredores
de ônibus em 18 mil quilômetros
de vias públicas. Públicas?
Será que realmente são públicas?
Ou reservadas prioritariamente
para um modelo automobilístico
próximodaexaustão,dadoquevárias
cidades vivem cada vez mais
poluídas e congestionadas.
No orçamento de 2011 aprovado
pelo Legislativo paulistano, a
Comissão de Transportes da Câmara
Municipal incluiu uma
emenda que prevê R$ 15 milhões
para a elaboração de um Plano
MunicipaldeMobilidadeeTransportes
Sustentáveis. Essa iniciativa
contou com o apoio de organizaçõesdasociedade,
quetambém
colaboraram com um conjunto
de diretrizes para o Plano. Dentre
asdiretrizespropostasháumProjetoCicloviárioparacadaumadas
31 subprefeituras da cidade, além
deumaciclovia-troncoquepermite
a interligação entre todas.
Acidadenecessitadeumplanejamento
de curto, médio e longo
prazos para a sua mobilidade, e a
Comissão de Transportes da Câmara,
assim como organizações
da sociedade civil, deram grande
contribuição para a realização do
Plano de Mobilidade. Agora, com
recursos orçamentários disponíveis,
resta ao Poder Executivo dar
oencaminhamentoparaqueapopulação
possa começar a enxergaralgumaluznofimdealgumtúnel
congestionado e poluído.::

Compartilhe este artigo