“Ex-fantasma, linha 5 do metrô já tem fila” – Folha de S.Paulo

 

Trânsito na zona sul e passagem mais barata fizeram número de passageiros aumentar 26% no ano passado

Passageiros trocaram ônibus por metrô para se deslocar pela região; viagem de até 1h20min agora é feita em 15min

CAIO DO VALLE
DO "AGORA"

Empurra-empurra, filas, plataformas e trens abarrotados. A imagem da linha 5-lilás do metrô começa a mudar, e de maneira radical.

Se até há pouco tempo o ramal, que liga Capão Redondo ao Largo Treze, na zona sul, era caracterizado pelo fraco movimento e por estações "fantasmas", o que se vê hoje nos horários de pico são cenas dignas dos momentos caóticos da linha 3-vermelha, a mais lotada do sistema.

O fenômeno já impacta as estatísticas. Em 2010, o número médio de passageiros transportados por dia útil na linha 5 -166 mil- aumentou 25,8% em relação a 2009, bem acima do resto da rede.

E a procura deve subir ainda mais neste ano, com a abertura da estação Pinheiros, na linha 4-amarela.

Para Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, há duas explicações para o crescimento dos passageiros. "Na medida em que aumenta o congestionamento [na região], o metrô fica vantajoso, e a tarifa [na linha, R$ 2,80] está mais barata que a do ônibus [R$ 3]."

Os usuários confirmam a tese. "O trânsito piorou bastante na estrada de Itapecerica e na av. Carlos Caldeira Filho [principais artérias da região], e o pessoal começou a preferir o metrô ao ônibus", diz o auxiliar de estoque Wagner Oliveira, 17.

Ele levava cerca de uma hora para ir trabalhar de ônibus. Hoje, vence o percurso em 20 minutos de metrô.

Para ele, o trânsito na região do Capão Redondo piorou depois das restrições aos caminhões no Morumbi e na marginal Pinheiros, impostas pela prefeitura em 2010. Os veículos pesados passaram a usar vias alternativas, atravancando-as.

A universitária Taiana de Ângelo, 18, afirma que seu tempo de viagem até a faculdade, em Santo Amaro, caiu depois que trocou o ônibus pela linha 5. Às 7h da quinta-feira, ela embarcava na estação Capão Redondo esperando chegar à parada Largo Treze em 15 minutos. Antes, demorava até 1h20min.

Todas as seis estações da linha 5 registraram aumento na entrada de passageiros em dias úteis em 2010 na comparação com 2009.

MAIS MOVIMENTO

A inauguração da estação Pinheiros do metrô, na linha 4-amarela, até junho, deve fazer com que a linha 5-lilás atraia mais usuários, já que a conexão fará com que o ramal se conecte mais facilmente com o resto da rede.

Os passageiros não precisarão mais ir até o fim da linha 9 da CPTM ou usar a Ponte Orca (vans) na parada Cidade Universitária para acessar as outras linhas de metrô.

Compartilhe este artigo