“Falha em lago do parque inunda ruas da Aclimação” – Folha de S.Paulo

 

Pela 2ª vez em 6 dias, chuva faz água do canal de vertedouro extravasar

Córrego Ipiranga e o rio Tamanduateí transbordaram; metrô e CPTM registraram pontos de alagamento

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DE SÃO PAULO

Menos de uma semana após os danos provocados por um problema no lago do parque da Aclimação, região central de SP, a chuva de ontem causou uma nova enchente que atingiu o bairro, gerando os mesmos transtornos aos moradores.

Na última semana, a chuva fez o canal do vertedouro do lago transbordar. Um campo de futebol foi destruído e a água chegou até a rua.

Vertedouro é uma estrutura que controla o nível da água, impedindo os transbordamentos.

Ontem, a água chegou a 1,5 metro de altura, entrou nas casas, trouxe peixes do lago e, duas horas depois do fim da chuva, ainda formava uma cachoeira com correnteza pelas ruas Maracaí, Oscar Guanabarino, Almeida Torres e Augusto de Toledo.

"Teve até ondas. Não moro na beira de um córrego, moro ao lado de um dos melhores parques da cidade. A água preta jorrou do campo [de futebol] com lama e barro como um chafariz ", diz a aposentada Inês Corsini Moura.

"Agora, toda vez que chove o lago arrebenta. Minha mãe tem 93 anos, está numa cadeira de rodas e entrou água na sala", diz a personal trainer Meck Caruso.

A enxurrada derrubou muros e carregou lixo pelas ruas do entorno do parque. A grama sintética do campo de futebol foi novamente destruída. Até as 20h, algumas ruas do bairro estavam sem luz.

Em nota, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente diz que a chuva também causou alagamentos em pontos mais altos que o parque e que sacos de areia foram colocados no local para conter a água das chuvas. As casas atingidas deverão receber assistência da Subprefeitura da Sé.

DANOS

Com a chuva de ontem, o córrego Ipiranga e o rio Tamanduateí transbordaram. O aeroporto de Congonhas (zona sul da cidade), que registrou rajadas de vento de até 50km/h, ficou fechado por cerca de 50 minutos.

Segundo a Eletropaulo, cerca de 120 árvores caíram. Até o início da noite, Vila Mariana, Vila Maria, Mooca, Santana, Tremembé, Socorro e Tatuapé estavam sem luz.

Foram registrados 42 pontos de alagamento na cidade.

Áreas de acesso à estação Jardim São Paulo do metrô (linha 1-azul), na zona norte, alagaram e o local ficou fechado por cerca de uma hora. Já na CPTM, as linhas 10-turquesa, 11-coral e 12-safira tinham pontos de alagamento.

Em Americanópolis (zona sul), uma casa desabou e deixou duas pessoas feridas.

Compartilhe este artigo