Moradia popular poderá ter corredor e portas mais largas para facilitar acessibilidade

 

Aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, projeto amplia metragem de imóveis de interesse social sem retirar benefícios tributários. Falta de elevadores continuará sendo problema em conjuntos verticais

Para facilitar a vida de idosos e portadores de deficiência, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 317/2010, que altera o chamado “desenho universal” das moradias populares, para permitir que portas e corredores sejam mais largos do que as plantas atuais. Com a proposta, que segue agora para sanção do prefeito Gilberto Kassab, a metragem máxima das habitações de interesse social (HIS) passa de 50 para 67 m², sem perder os benefícios tributários.

Embora represente um avanço, o projeto de autoria da prefeitura não inclui a obrigatoriedade da instalação de elevadores. Como a maioria das habitações direcionadas à população de baixa renda é formada por condomínios verticais de até cinco andares, os idosos e portadores de deficiência continuarão a enfrentar problemas de acessibilidade caso não morem no térreo.

"Nós ampliamos a metragem para tornar a moradia mais digna, com corredor e banheiro maiores. Mas a instalação do elevador depende de outro projeto que está tramitando na Casa", informou o vereador Claudio Fonseca, líder do PPS. O PL 317/2010 foi aprovado com o apoio dos 46 parlamentares presentes na votação. 

Leia também: Projeto melhora acessibilidade nos imóveis de interesse social

Na mesma sessão, realizada na quarta-feira (23/2), os vereadores de São Paulo aprovaram mais dois projetos de lei e votaram outro em primeira discussão. Todos encaminhados pelo Executivo.

Entre os aprovados em segunda e definitiva votação está o PL 363/2010 que concede benefícios tributários, como isenção de IPTU e redução da alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), para a construção de moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

O outro projeto que vai à sanção do prefeito é o que reajusta salários e cria gratificações para a Guarda Civil Metropolitana (PL 448/2010). 

Veja relação dos projetos votados pela Câmara Municipal

Outras Notícias da Câmara


Projetos votados pela Câmara Municipal de São Paulo em 23/2/2010


Projetos aprovados em segunda e definitiva votação

PL 363/2010, DO EXECUTIVO, Altera a legislação tributária que especifica para conceder benefícios voltados aos empreendimentos habitacionais incluídos no Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV.
FASE DA DISCUSSÃO: 2ª
APROVAÇÃO MEDIANTE 45 VOTOS FAVORÁVEIS

PL 317/2010, DO EXECUTIVO, Dispõe sobre a exclusão das áreas acrescidas, cobertas ou descobertas, de uso privativo e exclusivo, decorrentes da promoção de ações para assegurar as condições de acessibilidade e desenho universal, do cálculo da área útil fixada como limite máximo de metragem de unidade habitacional caracterizada como Habitação de Interesse Social – HIS, nas condições que especifica.
FASE DA DISCUSSÃO: 2ª DO SUBSTITUTIVO DA COMISSÃO DE POLITICA URBANA
APROVAÇÃO MEDIANTE 46 VOTOS FAVORÁVEIS.

PL 448/2010, DO EXECUTIVO, Dispõe sobre o reajustamento das Escalas de Padrões de Vencimentos do Quadro da Guarda Civil Metropolitana.
FASE DA DISCUSSÃO: 2ª
APROVAÇÃO MEDIANTE 45 VOTOS FAVORÁVEIS


Projeto votado em primeira discussão

PL 381/2010, DO EXECUTIVO, Acresce parágrafo 2º ao artigo 4º da Lei nº 14.242, de 28 de novembro de 2006, que dispõe sobre a concessão de incentivos à implantação de hospitais.
FASE DA DISCUSSÃO: 1ª HÁ SUBSTITUTIVO DA COMISSÃO DE POLÍTICA URBANA, METROPOLITANA E MEIO AMBIENTE
APROVAÇÃO MEDIANTE 43 VOTOS FAVORÁVEIS

 

Compartilhe este artigo