Percepção está em perfil da rede municipal feito pela Secretaria de Educação com base em questionários
Para os quase 250 mil pais ouvidos, 58% dos colégios só propõem dever de casa algumas vezes ou "quase nunca"
CAIO DO VALLE
DO "AGORA"
CRISTINA MORENO DE CASTRO
PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO
Com três filhos na escola municipal Primo Pascoli Melaré, em Cachoeirinha (zona norte), a diarista Suderlene Chagas da Cruz, 33, diz que desde que as aulas começaram, em fevereiro, só se lembra de ter visto uma vez um deles fazendo lição de casa.
A percepção dela é compartilhada pela maioria dos pais de alunos de ensino fundamental da rede municipal.
Segundo pesquisa da Secretaria de Educação, 58,1% das escolas só dão dever de casa algumas vezes ou "quase nunca", conforme os quase 250 mil pais entrevistados.
Pouco menos de um terço passa o dever todos os dias ou quase diariamente, disseram.
O levantamento também perguntou aos professores com que frequência eles passam lição extraclasse, mas a resposta não foi divulgada.
O perfil da rede municipal, divulgado ontem, foi feito com base em questionários respondidos em novembro por alunos, pais, professores e funcionários de escolas -ao todo, 502.354 pessoas.
Foram aplicados com a Prova São Paulo -custo conjunto foi de R$ 6,1 milhões.
Esse resultado não surpreendeu o sindicato de professores e funcionários.
"Professores acabam desistindo de mandar lição de casa porque sabem que faltam condições às crianças. Se a criança não tem supervisão em casa, não tem espaço adequado, não adianta mandar fazer", diz a vice-presidente Margarida Genofre.
A pesquisa também mostrou que, segundo os pais, 39% dos alunos fazem lição de casa quase todos os dias e só pouco mais da metade usa mesa de estudo para isso.
DESEMPENHO E LIÇÃO
Existe uma estreita correlação entre o desempenho escolar e o fato de o aluno fazer lição, afirmam especialistas.
Para Fabiana de Felicio, economista da Metas Consultoria especializada em educação, o fato de o professor propor lições extraclasse pode indicar que é um profissional mais comprometido. "Ele precisa separar um tempo para preparar e corrigir a lição, dentro ou fora de sala."
Maria Elisa Lopes, professora do Mackenzie, diz que, além de fixar o conteúdo, a lição ajuda o aluno a criar um hábito de estudo e, com isso, ter mais facilidade para organizar seu aprendizado.
No questionário, os professores também tiveram que dizer como é sua relação com a diretoria da escola -que foi uma avaliação positiva. Para o Sinesp (sindicato de dirigentes), o fato de os nomes dos professores constarem nos questionários prejudica a isenção da resposta.
O secretário de Educação, Alexandre Schneider, afirmou que, a partir do que foi retratado, vai incentivar a lição de casa e programas de recuperação paralela e atividades extracurriculares.
"Criaremos uma plataforma na intranet para os professores trocarem lição de casa uns com os outros e vamos incentivar a participação dos pais na vida escolar."
Schneider disse ainda que assinará duas portarias, até a próxima semana, ampliando programas de recuperação e atividades extracurriculares.