“Ciclistas terão rota segura em agosto em São Paulo” – eBand

 

Do Metro – cidades@eband.com.br

Um ano após a divulgação de um plano para criar uma rota ciclística na cidade, a Prefeitura de São Paulo deve finalmente tirar o projeto do papel.

Na primeira semana de abril, a Secretaria Municipal dos Esportes assinará um convênio com o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), que ficará responsável pela iniciativa. A promessa é de que o mapeamento esteja disponível em agosto.

Segundo Carlos Torres Freire, coordenador do projeto, nos próximos quatros meses será feito um levantamento de ruas e avenidas para identificar quais podem receber as bicicletas. “Não há mudança na infraestrutura das vias escolhidas. O trajeto funciona sem a necessidade de uma faixa exclusiva”, afirma Freire.

O objetivo é oferecer um percurso que permita o uso da bicicleta no lugar do carro durante a semana e que possa ser feito em grupo ou sozinho. A previsão é que a iniciativa custe cerca de R$ 200 mil.

O mapeamento irá oferecer uma série de rotas, evitando passar por pontos com tráfego intenso, principalmente de ônibus e caminhões. Também não entrarão na listas trechos muito elevados. O trajeto levará em conta a existência de corredores de ônibus, estações de trem e de metrô e até o sentido das ruas, para evitar o encontro de veículos e bicicletas que trefeguem em sentidos opostos.

“Vamos dar prioridade para trechos que passem por equipamentos culturais. A ideia é criar roteiros culturais para aqueles que adotem a bicicleta como transporte nos fins de semana”, diz Freire.

A iniciativa da prefeitura segue modelos adotados em outras cidades do mundo, como Nova York, Londres e Paris, que já oferecem alternativas para quem quer trocar o carro pela bicicleta. Para criar o percurso, três pesquisadores do Cebrap andarão de bicicleta pela cidade, identificando os pontos e criando um banco de informações.

Segundo o coordenador do plano, os mapas serão distribuídos gratuitamente pela prefeitura. Além disso, os trajetos também deverão ficar disponíveis na internet.

 

Mapa mostra percurso das ciclofaixas em São Paulo

Clique na imagem para aumentar. Arte/eBand

Compartilhe este artigo