“Obras viárias não diminuem lentidão nas vias de São Paulo” – eBand

 

Ariel Kostman, do Metro SP
cidades@eband.com.br

Como os especialistas já previam, o aumento da frota de veículos já anulou o efeito das obras viárias e das restrições impostas aos caminhões pela prefeitura para melhorar o trânsito na cidade.

Dados da própria CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostram que os índices de congestionamento em fevereiro deste ano estão praticamente no mesmo nível do registrado em fevereiro de 2010.

No pico da manhã, a média de lentidão em fevereiro de 2011 foi de 99 km, 5% a mais do que no ano passado. No pico da tarde, houve queda de 5%. São 100 km em média neste ano, ante 105 km em 2010 (veja quadro).

O principal motivo para que os índices de lentidão não caiam é o crescimento da frota. A cidade deve fechar o mês com mais de 7 milhões de veículos. O número é 31% superior ao registrado no início de 2006, quando a cidade tinha 5,33 milhões de veículos. Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a cada dia, mais mil unidades entram nas ruas.

Para reduzir os congestionamentos, a única saída é investir em transporte público e fazer com que ele seja atrativo o suficiente para que o paulistano deixe o carro em casa e passe a se deslocar de ônibus ou de metrô.

Com base na comparação entre o segundo semestre de 2010 e o mesmo período de 2009, a CET afirma que a média de lentidão na cidade caiu 22% (de 72,9 km para 56 km).

Segundo os dados do órgão, na avenida dos Bandeirantes, a queda nos índices de congestionamento no período foi reduzida em 70%.

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