Nesta quarta-feira (30) o prefeito José Fortunati reuniu-se com um dos membros do comitê internacional e também idealizador do Fórum Social Mundial (FSM), Oded Grajew, e coordenadores do evento de 2012. Na ocasião, foi formalizada a parceria com a Prefeitura de Porto Alegre para a edição do ano que vem, que ocorre de forma descentralizada. O modelo de desenvolvimento norteará as discussões, entre 27 e 31 de janeiro.
Durante o encontro, foi definida a organização, a partir de 2012, para a realização, nos anos pares, uma edição descentralizada na Capital do Estado. "Não foi à toa que começou aqui, a participação política e democrática é uma marca da cidade e queremos que Porto Alegre seja uma referência mundial nos debates", destacou o prefeito. Também foi acertada a parceria com a prefeitura para a inauguração, em 2012, de um espaço físico permanente para as atividades do FSM junto ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs).
Grajew destacou a importância política da cidade de Porto Alegre e a intenção de trabalhar uma nova dinâmica do FSM. "Faremos de Porto Alegre uma âncora para os temas importantes que estão em debate na agenda mundial", afirmou.
Ficou acordado ainda o início dos grupos de trabalho para discutir as questões de organização e estrutura para o processo em 2012. O secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, ficou encarregado de articular a parceria.